CI

Milho RR vira planta daninha na soja

Alerta é de pesquisador da Embrapa



“Aqueles grãos de milho RR que sobrarem da colheita poderão germinar e se comportar como uma planta daninha para a cultura da soja”. O alerta é do pesquisador Fernando Adegas, em nota da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo o especialista, o problema ocorre pela impossibilidade de controle com o glifosato, porque tanto a oleaginosa quanto o milho RR são resistentes a este herbicida. “Se houver duas ou três plantas por metro quadrado, o milho pode reduzir em até 50% a produtividade da soja”, afirma Adegas. 


“O ideal é fazer o controle antes da semeadura ou logo após a emergência da soja, quando as plantas do milho estão pequenas", explica. Ele aponta os graminicidas como uma alternativa, apesar de elevar o custo. 

“Outra opção de manejo é a utilização o método mecânico, ou seja, capinar as plantas de milho quando estiverem pequenas”, explica Adegas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.