CI

Ministério da Agricultura da Rússia pede mais subsídio à produção após embargo

Rússia impôs embargos a alimentos de países do Ocidente


O setor agropecuário da Rússia precisará de 636 bilhões de rublos (17,6 bilhões de dólares) adicionais em subsídios do governo entre 2015 e 2020 para reforçar sua produção, especialmente de carnes suína e de frango, depois que a Rússia impôs embargos a alimentos de países do Ocidente, disse o ministro da Agricultura.


A Rússia suspendeu importações de cerca de 9 bilhões de dólares da União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Noruega no início de agosto em resposta às sanções por causa do seu papel na crise com a Ucrânia.

Falando durante encontro governamental, o ministro Nikolai Fyodorov disse ao primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, que o ministério traçou um novo plano para 2015-2020. O plano atual prevê 1,6 trilhão de rublos nos orçamentos previstos para em investimentos federais e regionais.

"Levando em consideração todas as realidades e todas as mudanças nas condições... nós preparamos um cenário modesto do desenvolvimento da (indústria) agropecuária, que prevê um volume de recursos adicionais para apoio de ... 636 bilhões de rublos em 2015-2020", disse ele.


O dinheiro é necessário principalmente para dar apoio a setor de animal e agrícola, disse ele.

"Podemos cobrir as importações de carnes de frango e suína com nossa produção própria já no curto prazo", disse Fyodorov. "Mas aqui será preciso decidir ampliar os subsídios (estatais) para novos projetos neste setor até 2018."

Os projetos no setor de aves recebem atualmente subsídios, que vão até o final de 2014, enquanto o apoio para a indústria de suínos vai até 2016, acrescentou.

Fyodorov também pediu 28 bilhões de rublos adicionais ao orçamento governamental de 2014 para ajudar os pagamentos de juros dos empréstimos e os subsídios para investidores do setor agrícola.

Medvedev não respondeu publicamente a estas propostas.

Cherkizovo e Rusagro são os dois maiores produtores de carnes da Rússia.

Fyodorov também disse no encontro que o excedente de grãos para exportação da Rússia é estimado entre 25 milhões a 27 milhões de toneladas, contra uma projeção anterior de 25 milhões de toneladas.

Ele disse que a Rússia manterá sua projeção de grãos em 2014 estável em 100 milhões de toneladas e planeja comprar 5 milhões de toneladas no mercado doméstico no ano agrícola 2014/15 para recompor estoques governamentais. Ele não deu detalhes sobre o plano de estocagem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.