CI

Ministro analisa pleitos do segmento da maçã

Reivindicações são voltadas para a reestruturação e fortalecimento econômico do setor


Reivindicações são voltadas para a reestruturação e fortalecimento econômico do setor


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, em uma audiência realizada nesta terça-feira, 15 de maio, em Brasília, ouviu de representantes da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) reivindicações do setor. Entre as demandas apresentadas, estão a renegociação do endividamento, a ampliação da Linha Especial de Crédito (LEC) e a subvenção ao prêmio de seguro agrícola. Os presentes solicitaram também a ampliação do prazo de liquidação da LEC dos atuais 180 dias para, no mínimo, 240 dias.


Em relação a subvenção ao prêmio de seguro agrícola, os participantes da reunião pediram R$ 40 milhões para a subvenção da maçã, na Safra 2012/13, e a possibilidade de utilização da subvenção ao prêmio de seguro agrícola para a cobertura de pomares.

Segundo o ministro Mendes Ribeiro, o governo está negociando os pleitos e já conseguiu avanços importantes em algumas questões. Os critérios para a renegociação das dívidas estão sendo discutidos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o aumento do prazo da LEC deverá ocorrer no final de junho. “O Ministério vem trabalhando e o secretário de Política Agrícola sabe que isso é prioridade. Temos que separar a questão da dívida dos setores senão não avançamos. Vamos resolver por partes os problemas do setor”, afirmou Mendes Ribeiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.