CI

Ministros da Agricultura do Mercosul reforçam parceria firmada na missão gaúcha à Argentina

De acordo com o ministro, Estados Unidos, Brasil e Argentina produzem 90% do mercado de grão da soja e precisam ajustar posição para conversar com a China


A 39ª Expointer foi local de encontro de ministros da Agricultura do Mercosul. Blairo Maggi, do Brasil; Ricardo Buryaile, da Argentina; e Tabaré Aguerre, do Uruguai; se reuniram na manhã deste domingo (28) na casa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Parque Assis Brasil, em Esteio, para tratar de questões comuns aos três países do Cone Sul. O encontro é resultado da recente missão do governo gaúcho à Argentina, liderada pelo governador José Ivo Sartori.

Para o governador, a reunião foi positiva. “Tratamos de questões bem específicas, como aquilo que tratamos na Argentina sobre tecnologia, inovação e sobre o mundo empresarial de todas as áreas da produção”. Sartori também informou que um próximo encontro deve ocorrer em novembro, em Porto Alegre.

Buryaile, pela segunda na vez na Expointer e primeira como ministro, avaliou a reunião como mais um passo para o incremento das relações comerciais entre os dois países e de conversações para que Brasil e Argentina busquem, juntos, novos mercados. Os principais pontos abordados foram as questões sanitárias e o intercâmbio na área da pesquisa. “Entre as parcerias que a Argentina busca com o Brasil, uma delas é agregar valor à soja, que os dois países, Brasil e Argentina, juntamente com Estados Unidos, são os maiores exportadores”, falou.

Maggi garantiu que a questão da soja será tratada na viagem à Ásia, que liderará, a partir da próxima terça-feira (30). De acordo com o ministro, Estados Unidos, Brasil e Argentina produzem 90% do mercado de grão da soja e precisam ajustar posição para conversar com a China, que impõem barreiras para a exportação de farelo. “A posição do governo Sartori é muito importante e deve ser tratada em nível de Codesul para que o processo ganhe agilidade”, afirmou.

Acompanham Buryaile, os secretários de Agroindústria, Pecuária e Pesca, Ricardo Negri; de Agregado de Valor, Nestor Roulet; e o subsecretário de Mercados, Jesus Maria Sylveira. Os argentinos terão reuniões técnicas no parque, conforme ficou acertado na recente missão ao país vizinho.

Uruguai

Após a reunião com a comitiva da Argentina, o governador Sartori e o ministro Maggi conversaram com o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre, que veio à Expointer a convite da Farsul.

Aguerre afirmou que concorda com a posição do Brasil de tratar o Mercosul como um bloco, mas que as regras precisam favorecer a todos. No encontro, foram tratadas questões referentes à criação de uma política comum de controle de enfermidades transfronteiriças para garantir a qualidade e a competitividade dos produtos do bloco e importação de produtos lácteos pelo Brasil.

Também participaram dos encontros, o vice-governador, José Paulo Cairoli; os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; e o adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Renato Oliveira; a cônsul-geral do Uruguai em Porto Alegre, Karla Beszkidnyak; e o presidente da Farsul, Carlos Sperotto.

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.