CI

MT: exportações de soja em grão totalizaram 2,41 milhões de toneladas em março

China importou 1,87 milhão da soja oriunda do MT


De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia e Agropecuária (Imea), as exportações de soja em grão de Mato Grosso totalizaram 2,41 milhões de toneladas em março de 2014, o que é um recorde histórico registrado para este mês, bem como o terceiro maior volume mensal de todos os registros de embarques de soja.

O destino de 77% deste volume foi a China, que sozinha importou 1,87 milhão da soja oriunda de Mato Grosso, quarta maior importação mensal desse país, em todo o histórico.  Se considerarmos apenas o montante enviado à China durante março deste ano, este seria o sétimo maior volume mensal da história das exportações de soja mato-grossense. A demanda aquecida, principalmente por parte dos chineses, fez as exportações da soja produzida em Mato Grosso quebrarem recordes pelo segundo mês consecutivo em 2014. 

Oferta e demanda: As primeiras projeções do Imea para a oferta e demanda da soja na safra 2013/14 traz um quadro firme para o grão. Apenas da produção recorde de 26,2 milhões de toneladas na safra 2013/2014 ter elevado a oferta do Estado a volumes recordes, esta apresenta projeções de demanda aquecida de 26,25 milhões de toneladas. A perspectiva do consumo interestadual é de que este recuará 1,1 milhão de tonelada nesta safra ante a anterior, devido à grande oferta da oleaginosa em todo o país. Ainda assim, as altas cotações neste ano traz uma expectativa de volumes de esmagamento e exportação recordes para esta safra. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.