CI

Mundo irá produzir 1,9 bilhão de toneladas de grãos na safra 13/14

Projeção é do Conselho Internacional de Grãos




O Conselho Internacional de Grãos (The International Grains Council) projeta que a produção mundial de cereais e oleaginosas para a safra 2013/14 será de 1,9 bilhão de toneladas. O número significa um aumento de 7% sobre a safra passada, aponta o relatório do órgão, divulgado nesta segunda-feira (01.07).

De uma maneira geral, o Índice de Cereais e Oleaginosas (GOI) não apresentou variação significativa em relação à estimativa do mês passado. A alta da soja foi contrabalançada pela queda tanto no trigo como no arroz.

Visto que o incremento previsto do consumo será de 4%, o IGC espera que os estoques cresçam em cerca de 33 milhões de toneladas, chegando a 367 milhões, cifra superior à registrada na safra 2011/12. O grande responsável pelo crescimento será o milho, cujo estoque pode aumentar en 27 milhões de toneladas. 


Por outro lado, os estoques de trigo devem subir apenas 2 milhões de toneladas, uma vez que o aumento da oferta será absorvido por uma forte demanda. Ainda que persistam incertezas sobre as perspectivas de colheita de alguns dos principais produtores, haverá ampla oferta mundial do cereal de inverno durante o próximo ano. 

De acordo com o Conselho Internacional de Grãos, está diminuindo a diferença de preço entre os contratos futuros da nova e antiga safra (tanto de milho como de soja), mas segue se fazendo necessário um maior abastecimento ao mercado. Os estoques de milho estão ajustados, principalmente entre os principais exportadores, mas a reduzida oferta de soja da safra antiga provoca uma subida de preços FOB imediatos, intensificada pelo atraso nas exportações da América do Sul. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.