CI

Nota Técnica do CRMV-RS recomenda vacinação contra a raiva

A Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS publicou uma Nota Técnica alertando sobre a necessidade de vacinação de cães e gatos contra a raiva.


A Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS publicou hoje (27) uma Nota Técnica alertando sobre a necessidade de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A dificuldade para encontrar vacinas para tratamento humano nos postos de saúde da rede pública motivou a divulgação do documento. “Com a dificuldade no tratamento antirrábico, é fundamental reforçar a necessidade de imunização de cães e gatos de forma preventiva” afirma a presidente da Comissão, Camila Corrêa Jacques.
 
A nota aponta que “há mais de 30 anos não são relatados casos de raiva humana. Entretanto é necessária atenção aos acontecimentos ocorridos no Estado. Há circulação viral entre bovinos, equinos e morcegos”.
 
Dados da Secretaria da Agricultura apontam a circulação do vírus da raiva dos herbívoros em 14 municípios, com o registro de aproximadamente 60 mortes de bovinos entre janeiro e maio de 2016, com uma prevalência maior em municípios da região Central do Estado. Para estas localidades já foi emitido um alerta para a imunização de animais de produção.
 
“A informação sobre a suspeita ou ocorrência da doença, em qualquer espécie animal é indispensável para o controle”, garante Camila. Para ela, “o papel do produtor e também dos tutores de cães e gatos é fundamental para que a doença não se espalhe para mais localidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.