CI

Novidade tem foco no pequeno pecuarista e em facilitar o acesso ao melhoramento

Compradores de Fêmeas Montana poderão ter avaliação genética na USP/Pirassununga


O Composto Tropical Montana dá mais um passo para a democratização da avaliação genética. Compradores de fêmeas Montana com CEIP podem, agora, dar continuidade à avaliação genética dessas fêmeas e suas crias. Esses animais poderão participar da avaliação genética processada pelo Programa Montana juntamente com a USP – campus Pirassununga - tendo acesso ao CEIP e à venda de reprodutores por custos muito atrativos.
 
O processo é simples: interessados em avaliar geneticamente seu rebanho, mas que não tem volume de produção para ingressar no Programa Montana como franqueado, podem adquirir fêmeas com CEIP dos criadores do Brasil inteiro, Paraguai e Uruguai. Os produtos dessas fêmeas, acasaladas com touros Montana, poderão ser avaliados junto com os demais animais do Programa Montana. O comprador deve realizar as avaliações de campo nos padrões do Montana, ou seja, pesagem na desmama, avaliações visuais, medições e pesagens aos 14 meses de idade. Após os processos de avaliação genética, os animais aprovados pelos limites do CEIP e pelos técnicos do Montana terão direito ao CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que comprova o potencial genético do animal, assegurando que ele faz parte de uma elite genética dos TOP 26,5% da safra. Esses machos com CEIP poderão ser comercializados como reprodutores Montana por seus criadores.
 
“Esta é uma excelente maneira de atender ao pequeno produtor, que muitas vezes gostaria de ter seu rebanho avaliado e ser um produtor de genética, mas não consegue pelo volume ou pelos custos. Estamos trabalhando para aprimorar o desenvolvimento da genética Montana”, comenta Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.
 
O Montana em números: Criado em 1993, o Programa Montana trabalha na seleção e avaliação genética de bovinos compostos em ambiente tropical, se constituindo no maior projeto de seleção de genética composta no mundo. Além dos benefícios do cruzamento, o Montana oferece touros e fêmeas geneticamente avaliados, com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) – somente os 26,5% melhores reprodutores de cada safra. Desde 1995, ano da primeira safra Montana, já foram comercializados cerca de 20.000 touros no Brasil, Uruguai e Paraguai. Esses reprodutores já produziram mais de 420.000 bezerros cruza Montana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.