CI

Novo secretário de Agricultura visita a Emater-MG

A reunião na empresa fechou a série de encontros com dirigentes e funcionários dos órgãos vinculados à Secretaria


A reunião na empresa fechou a série de encontros com dirigentes e funcionários dos órgãos vinculados à Secretaria

O novo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Cláudio Coutinho Leitão, fez nesta sexta-feira (20/01), a primeira visita à Emater-MG depois que assumiu a pasta, no dia 16 de janeiro. A reunião na empresa fechou a série de encontros com dirigentes e funcionários dos órgãos vinculados à Secretaria. Durante esta semana, o secretário também visitou a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Na visita à Emater, Pedro Cláudio Coutinho Leitão foi recebido pelo presidente, Glenio Martins, e diretores. Em seguida, ele participou de uma reunião com os gerentes da empresa para acompanhar uma apresentação sobre a estrutura e programas desenvolvidos pela Emater-MG.

O secretário encerrou a visita à Emater-MG num encontro com os funcionários no auditório. Ele destacou a importância do setor para a economia do Estado. “Vamos aperfeiçoar os programas que já estão em andamento. E, para implementar novas ações, vamos primeiro ouvir o mais interessado, que é o produtor rural. Somos responsáveis, com o agronegócio, por quase 45% da balança comercial do Estado com as exportações. Isso significa que o setor deve ser valorizado, com a ajuda de todos, para continuar sendo uma locomotiva do Estado”, disse Pedro Leitão.

O secretário também ressaltou as ações para a pecuária de leite e o café. “Vamos avançar em programas que tem dado certo, como o Certifica Minas Café, apoiando o produtor na melhoria da qualidade, porque todos saem ganhando”, disse. Em relação à bovinocultura, Pedro Leitão falou sobre o aumento da industrialização. “Nós temos que fomentar mais laticínios no Estado, descentralizar esta estrutura, para que o produtor mineiro tenha confiança de que pode produzir. É um setor que movimentou, em 2016, R$ 46 bilhões”, afirmou.

Trajetória

Natural do município mineiro de Caratinga, o novo secretário é proveniente de uma região de grande tradição de café e tem raiz familiar com a cultura do grão, sendo filho de cafeicultor.

Possui graduação em Comunicação Social (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC e em Administração (1999) pelo Centro Universitário Newton Paiva; Mestrado Profissional em Administração (2002) pela Faculdade Pedro Leopoldo; e Doutorado em Ciências da Informação (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Pedro Claudio Coutinho Leitão tem destacada experiência em Gestão Pública. Atuou como Secretário Municipal de Educação (2009/2011) e como Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (2012/2013), em Caratinga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.