CI

Número de animais inscritos da raça Devon na Expointer supera 2013

ABCD levará para a exposição 76 animais de argola de 34 expositores diferentes



A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) ajusta os últimos detalhes para a edição 2014 da Expointer, que acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Em 2014, a ABCD levará para a exposição 76 animais de argola de 34 expositores diferentes. Em comparação ao ano passado, o aumento no número de animais inscritos foi de 10%. O número de expositores também aumentou, chegando a 34 participantes, vinculados a 18 cabanhas. “Os dados comprovam a presença cada vez maior do Devon na principal feira de agronegócio da América Latina. Isso é fruto do trabalho diário da Associação e dos criadores da raça”, afirma Gilson Hoffmann, presidente da ABCD.
 
Um dos principais objetivos da Associação é valorizar a integração das famílias em torno do Devon na Expointer, através de diferentes ações. A ABCD mantém a fórmula de sucesso com a realização dos prêmios Chiripá, que busca reconhecer a participação direta das mulheres na criação do Devon no Brasil, e do Jovem Expositor, que chega a sua quarta edição neste ano. “Um dos principais pilares da Associação sempre foi a forte presença das famílias na criação da raça. Com estas premiações, revitalizamos nosso trabalho através da participação de filhos, netos e sobrinhos e valorizamos a presença sempre marcante das mulheres na criação da raça”, diz Elizabeth Cirne Lima, vice-presidente da ABCD.
 
Os julgamentos de machos e fêmeas de argola ocorrem em 3 de setembro, mesma data de realização do Troféu Chiripá e do Prêmio Jovem Expositor. Já o julgamento dos rústicos acontece no dia 4 de setembro. As avaliações novamente ficarão a cargo do jurado Luiz Fernando Cirne Lima, ex-ministro da Agricultura e grande criador e entusiasta da raça Devon. A ABCD também está pronta para participar da Vitrine da Carne Gaúcha, ação promovida pela Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em parceria com os programas de carne de qualidade do RS. A Associação participa desde a primeira edição do evento, que tem como principal objetivo mostrar aos visitantes da feira as qualidades das raças em termos de acabamento de carcaça, sabor, maciez e marmorização. Os novilhos que serão enviados para terminação pertencem à Fazenda Palmeira, propriedade de Cláudio Ribeiro.
 
Uma novidade para este ano será o lançamento do 1º Anuário da Associação Brasileira de Criadores de Devon, reunindo fotos e informações de diversas cabanhas criadoras e de seus animais. O material foi elaborado pela agência Publicittà, de Santa Maria (RS). O evento de lançamento acontecerá na própria Expointer, no estande da Associação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.