CI

Orgânicos da agricultura familiar promovem a saúde da população

Segurança alimentar, do campo à mesa


Na casa de Maria Aparecida Soares, 43 anos, comida fresquinha e saudável, do café da manhã ao jantar, é uma regra seguida à risca pelo marido e os dois filhos. Do quintal de casa, uma propriedade de cinco hectares, localizada em Montes Claros (MG), sai grande parte dos alimentos consumidos pela família como manga, laranja, pinha, pimentão e rúcula – todos orgânicos. “A terra e a técnica são heranças dos meus avós. Na época que assumimos a chácara, quase tudo era plantado com veneno. Hoje a preocupação com a saúde é maior, tem mais informação sobre como plantar sem agrotóxico, as pessoas conhecem mais.”

Com apoio de profissionais extensionistas e de pesquisas feitas pelos filhos adolescentes na internet, Maria Aparecida conseguiu fazer a transição total há pouco mais de quatro anos. Além dos benefícios para a saúde, a agricultora familiar conta que os alimentos têm mais saída na feira onde comercializa a produção excedente. “Assim a gente come e comercializa sem peso na consciência."

Assim como Maria Aparecida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) acreditam que a agricultura familiar e agroecológica tem uma contribuição fundamental para a segurança alimentar. No Dia Mundial da Saúde, a OMS lançou o tema “Segurança alimentar, do campo à mesa”, quando o MS publicou e disponibilizou o livro Alimentos Regionais Brasileiros. Além de trazer alimentos típicos e receitas de cada região, a publicação dá dicas de como cozinhar com mais saúde, favorecendo o resgate, a valorização e o fortalecimento da cultura alimentar brasileira.

Do campo à mesa

Item bastante utilizado na cozinha de Maria Aparecida, a manga está entre as frutas tropicais de maior expressão nos mercados brasileiros e internacionais. Ela é a sétima cultura mais plantada no mundo e a terceira mais cultivada nas regiões tropicais, em aproximadamente 94 países. No Brasil, a fruta é típica da região Sudeste e ocupa a sétima posição na classificação mundial de produtores de manga.

A fruta é rica em carotenoides – substância que previne o câncer e a doença arterial coronariana, além de serem agentes antioxidantes e de estimularem o sistema imunológico - e carboidratos.

Confira abaixo uma receita deliciosa e saudável a partir da fruta.

Molho de manga

Ingredientes

1 cebola pequena

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite

1 manga grande

1 colher de sobremesa de hortelã

1 colher de chá cheia de sal

½ de café de pimenta do reino

½ xícara de chá de água

Modo de preparo

Descascar a cebola e o alho, picar em cubos pequenos e reservar;

Em uma panela, aquecer o azeite, adicionar a cebola e refogar;

Acrescentar o alho e refogar;

Colocar o alho e a cebola refogados no liquidificador com a manga lavada e descascada e o restante dos ingredientes;

Liquidificar até obter um creme;

Servir gelado com saladas.

Conheça aqui mais receitas com Alimentos Regionais Brasileiros.
http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf

Ranyelle Andrade
Ascom/MDA

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.