CI

Ovo: Granja x Varejo, na semana passada a segunda pior participação desse ano

Acompanhamento de preços da dúzia de ovos trazem essa constatação


As perdas ocasionadas pelo volume excessivo de produção frente a um consumidor com baixo poder aquisitivo continuam afetando fortemente a avicultura de postura. Em especial, o produtor de ovos.

O acompanhamento de preços da dúzia de ovos (granja e varejo) trazem essa constatação. Na semana passada – semana 39 - enquanto na granja o produto teve perda anual de 33,3%, no varejo a queda foi de 7,7%. Com isso, o produto na granja representou 26,27% sobre o varejo, equivalendo a redução de 27,7% sobre a participação do ano anterior. Aliás, a participação atual é a segunda pior desse ano, superada apenas pela semana imediatamente anterior (semana 38) quando a participação caiu para somente 25,9%.

No mês, a perda do produtor continua alta pois enquanto houve queda de quase 35% nos preços da granja, no varejo a queda anual ficou em 2%. Com isso, a participação do produto na granja representou somente 26,55% do preço no varejo.

No acumulado anual, a situação, embora ruim, é um pouco menos traumática para o produtor. O preço médio teve involução de 10,14% enquanto no varejo houve evolução de 3,55%. Assim, a participação da dúzia de ovos na granja representou 37,35% dos preços alcançados no varejo, uma redução de 13,22% sobre a participação no mesmo período do ano passado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.