CI

Pará e Mato Grosso recebem equipe do Rally da Pecuária

Técnicos da Equipe 5 vão a campo nas regiões de Xinguara e Redenção


Técnicos da Equipe 5 vão a campo nas regiões de Xinguara e Redenção para verificar condições da bovinocultura no Estado; na 4ª feira seguem para o Mato Grosso

O Rally da Pecuária 2015, principal levantamento técnico privado sobre as condições da bovinocultura no País, chega ao Pará nesta terça-feira, dia 26. A Equipe 5 sai de Araguaína, no Tocantins, e segue até Xinguara onde irá avaliar pastagens, além de visitar propriedades e entrevistar produtores. Entre 4ª e 5ª feira, os técnicos avaliam áreas em Redenção, onde haverá evento regional gratuito no município na 5ª feira, a partir das 14h, para discussão de tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária (veja local abaixo). Na 6ª feira seguem para o Mato Grosso, verificando as condições de pastagens em Vila Rica, Querência, Sorriso e Alta Floresta, onde concluirão esta etapa na próxima 3ª feira, dia 02 de junho, em Alta Floresta, com evento regional a partir das 14h (leia informações abaixo).

A expedição já percorreu os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Principal levantamento técnico privado sobre as condições da bovinocultura no País, o Rally da Pecuária tem como objetivo realizar uma avaliação completa, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. Ao todo, seis equipes técnicas avaliarão a quantidade de animais confinada em 2014, a intenção de confinamento para este ano, índices zootécnicos, a oferta de animais de reposição, gado para abate e as condições das pastagens, fazendo amostras e avaliações aleatórias de mais de 500 pastos diferentes.

Nesta edição, as equipes visitarão ainda propriedades em Rondônia e Acre vistoriando, anotando pontos georreferenciados e fotografando pastagens para obter informações como homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas. “Os estados visitados respondem por mais de 83% do rebanho bovino nacional e 90% da produção de carne”, explica Nogueira.

Em encontros agendados com cerca de 120 pecuaristas, técnicos conduzirão entrevistas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

No total, serão percorridos cerca de 60 mil quilômetros, com a realização de 13 encontros, sendo 8 eventos regionais para discussão de tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária, e 5 eventos no formato do Circuito Rural, que acontecerão sempre entre 14h e 19h. Além das tendências de mercado, o Circuito Rural discutirá com os pecuaristas temas como: “21 arrobas em 24 meses: conheça o boi 7-7-7”; controle de invasoras e pastagens de alto desempenho; correção, fertilização e garantia da longevidade das pastagens; crédito, financiamento e linha ABC para a pecuária; a sucessão familiar no contexto da modernização contínua da gestão na fazenda; custos, resultados e tendências da aplicação de tecnologia na pecuária.

Realizado pela Agroconsult em parceria com a Sociedade Rural Brasileira, o levantamento técnico é patrocinado por Dow AgroSciences, Volkswagen, Fertilizantes Heringer, Phibro Animal Health, Banco do Brasil, com apoio da FIESP, AgroSatélite, AgroIpes, Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria  e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial

Eventos
Circuito Rural - Redenção
Local: Sindicato Rural de Redenção – Avenida Brasil, 350 – Jardim Cumaru 
Quando: 5ª feira, dia 28/05, às 14h
Circuito Rural – Alta Floresta
Local: Hotel Alta Floresta – Avenida Perimetral Oeste, 2001
Quando: 3ª feira, dia 02/06, às 14h

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.