CI

Paraná recebe técnicos do Rally da Safra 2017 para avaliação de lavouras de soja

Equipe 2 visitará propriedades nas regiões de Maringá, Cascavel, Guaíra e Goioerê


Equipe 2 visitará propriedades nas regiões de Maringá, Cascavel, Guaíra e Goioerê
 
A Equipe 2 do Rally da Safra 2017, principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil, inicia a avaliação de lavouras de soja no Paraná na próxima segunda-feira (23), a partir de Maringá, permanecendo no Estado em visitas às lavouras até o dia 25. Nesta etapa, a Equipe será subdividida e um dos trechos contemplará os municípios de Maringá, Cascavel e Guaíra. Outro trecho incluirá Maringá, Goioerê e Guaíra. Os técnicos do Rally avaliarão produtividade das lavouras, participação de transgênicos, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo e pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados. Farão ainda entrevistas com produtores das regiões visitadas.

Segundo projeções pré-Rally da Agroconsult, organizadora do projeto, o Estado deverá colher uma safra de 17,2 milhões de toneladas de soja, volume 2% maior se comparado com a safra passada. A área plantada deverá reduzir 2%, chegando a 5,34 milhões de hectares.

No Brasil, a estimativa pré-rally, a ser confirmada durante as visitas às lavouras, é de uma produção de 104,4 milhões de toneladas, volume 8,5% maior em relação à safra passada. A produtividade deve alcançar 51 sacas por hectare, o que significa um desempenho 5,9% maior sobre 2015/16. “Esperamos uma boa safra, graças às condições climáticas que estão melhores que no ano passado”, afirma André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e diretor da Agroconsult, organizadora da expedição.

Até o momento, os produtores têm reportado clima favorável e com grande potencial de recuperação de produtividades. Há chances de algumas regiões até surpreenderem quanto ao desempenho final. Segundo André Pessôa, o Oeste do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul enfrentaram dificuldades na implantação das lavouras devido à estiagem, mas a expectativa é de um bom potencial de colheita em função do desenvolvimento verificado até agora.

Novidade
Nesta edição do Rally da Safra 2017, os técnicos ampliarão a permanência no campo, ficando de janeiro a agosto entre o trabalho de levantamento nas lavouras e 15 eventos regionais com produtores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Serão oito equipes em campo para avaliar amostras de soja e três para verificar o milho segunda safra, em um total aproximado de 85 mil quilômetros percorridos. Mais de 1.000 lavouras deverão ser avaliadas em 12 estados brasileiros que correspondem por 95% da área de produção de soja e 72% da área de produção de milho.

A Equipe 1 iniciou os trabalhos nas lavouras de soja em Sinop (MT), no dia 16 de janeiro. A Equipe 3 prosseguirá no Mato Grosso do Sul  e Goiás a partir do dia 30 de janeiro. Os técnicos das Equipes 4 e 5 voltam ao MT entre os dias 13 e 23 de fevereiro, chegando então a MG.

Já a 6 percorrerá as lavouras de MG, GO e BA. A Equipe 7 visitará áreas nos Estados do Sul entre os dias 13 e 19 de março e a Equipe 8, a região do MAPITOBA, entre 18 e 24 de março.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 08 e 26 de maio no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2017 chega à 14ª edição com patrocínio do Banco Santander, Bayer, Monsanto, Pirelli, VLI, Volkswagen, Yara e com apoio da Aprosoja MT, Agrosatélite, FIESP, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.