CI

Parceria entre Emater-MG e escola desperta interesse dos alunos pelo cultivo de hortaliças

Projeto envolve 28 estudantes no município de Água Comprida, no Triângulo Mineiro


Alunos da Escola Estadual José Acácio da Silva, de Água Comprida, município do Triângulo Mineiro, estão saindo da rotina escolar e aprendendo a cultivar hortaliças e a valorizar uma alimentação mais saudável. Eles participam do projeto Horta na Escola, desenvolvido pela Emater-MG em parceria com o estabelecimento de ensino. São 28 alunos envolvidos diretamente na iniciativa, que deve beneficiar 500 estudantes.

A horta escolar é considerada uma alternativa para promover o conhecimento técnico sobre a produção de hortaliças e melhorar a qualidade de vida dos alunos. As atividades são acompanhadas por técnicos da Emater-MG. Segundo o extensionista da empresa, Roberto Mendes, o projeto destaca a importância de uma alimentação saudável e a produção de hortaliças com sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental.

 “O objetivo é produzir alimentos saudáveis, que propiciem segurança alimentar sem a adição de produtos químicos”, diz Mendes.Nas oficinas do projeto, os alunos estão envolvidos em atividades para identificar algumas hortaliças e suas funções nutricionais, técnicas de plantio, confecção de canteiros, compostagem, higienização e degustação.

“O Horta na Escola é muito importante, pois incentiva nossos alunos a terem uma alimentação saudável”, enfatiza o diretor da Escola Estadual José Acácio da Silva, Luís Fernando Oliveira.

O aluno do oitavo ano, Carlos Custódio Rocha, conta que, com o projeto, aprendeu a valorizar mais a atividade de produzir alimentos. “Aprendemos a  cuidar melhor do solo onde vivemos e que nos alimenta. Cada aula é um ensinamento para toda a vida, com uma alimentação mais natural, saúde e educação ao mesmo tempo.”

A implantação da horta foi possível com a doação de sementes feita pela Emater-MG. No espaço são cultivados cenoura, cebolinha, agrião, couve,  rabanete, repolho e brócolis, entre outros. Tudo o que é produzido na horta vai para a merenda da escola, enriquecendo a alimentação de cerca de 500 alunos. 

Segundo a coordenadora técnica regional da Emater-MG, Guilhermina Maria Severino, a expectativa é que os alunos se conscientizem da importância da produção de alimentos, segurança alimentar e o trabalho em equipe.

“Também esperamos motivar os estudantes para a produção de alimentos como opção de trabalho e geração de renda, ou seja, que no futuro tenhamos produtores de hortaliças no município de Água Comprida”, afirma.  O Projeto Horta na Escola conta ainda com a parceria do município e do Conselho municipal de Desenvolvimento Rural sustentável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.