CI

Pesquisa agropecuária participa de congresso da Andav

Congresso será realizado entre os dias 18 e 20 de agosto, em SP



Tecnologias desenvolvidas por centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vão ser apresentadas pela Embrapa Produtos e Mercado (Brasília/DF) e parceiros ao público da quarta edição do Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que será realizada entre os dias 18 e 20 de agosto, em São Paulo/SP.
 
“Este ano, a Embrapa vai se apresentar ao lado de licenciados da empresa para proporcionar a aproximação desses parceiros com potenciais clientes, uma forma mais abrangente de promover nossas tecnologias”, explica o gerente adjunto de mercado, da Embrapa Produtos e Mercado, Rafael Vivian.
 
De acordo com o gerente, a forma de participação da empresa no evento vem sendo articulada desde 2013, dado o perfil do público do congresso - mais de 50% constituído por integrantes de instâncias decisórias das empresas e organizações ligadas à agroindústria, como cooperativas, distribuidores de insumos agrícolas e de saúde e nutrição animal, bem como engenheiros agrônomos e veterinários.
 
O congresso reúne empreendedores nacionais e estrangeiros que atuam ao longo de toda a cadeia. Já a Andav conta com mais de mil filiados, distribuídos por cerca de 400 municípios de 26 Estados, que comercializam diversos produtos agropecuários. “Uma rede na qual a pesquisa deve ser inserida direta e indiretamente, tanto para a disponibilização de tecnologias como para o levantamento de demandas”, avalia o gerente Fernando Matsuura, do Escritório de Campinas/SP, por meio do qual a Embrapa marca presença no evento. Ele destaca que licenciados da Embrapa nos setores de hortifruti, grãos e equipamento vão dividir o estande com a instituição.
 
Tecnologias - A Agrocinco apresentará o tomate híbrido BRS Nagai, desenvolvido pela Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) com indicação para todas as regiões produtores e cujos frutos apresentam tolerância à rachadura. A licenciada levará ao evento também a BRS GA1 (BRS Gigante Amarelo - foto), de alta produtividade, e a BRS RC (BRS Rubi do Cerrado), com tolerância a virose, antracnose e bacteriose, ambas cultivares de maracujazeiro azedo resultantes do trabalho de melhoramento de equipes da Embrapa Cerrados (Planaltina/DF).
 
A empresa Sementes Marambaia levará ao conhecimento dos congressistas cultivares de feijão de alto potencial produtivo, em torno de 4.000 kg/ha, desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia/GO). Duas das cultivares são do tipo comercial carioca: a BRS Pérola e a BRS Estilo, que tem grãos claros. A BRS Esplendor é do grupo preto, adaptada à colheita mecânica direta e com resistência a fungos causadores de antracnose, assim como a Estilo. As três cultivares apresentam resistência ao mosaico comum.

Os participantes do Congresso vão ter a oportunidade de conhecer detalhes do Tag Ativo, um dispositivo para monitoramento do trânsito de animais que reduz custos e fraudes, a ser apresentado pela empresa Animall Tag. A partir da coleta e leitura de dados, o equipamento fixado em caminhões de transporte facilita a fiscalização de animais portadores de brincos eletrônicos. A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) e parceiros.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.