CI

Pêssego de Pelotas dará mais um passo em busca da Indicação Geográfica

Processo contará com a posse da diretoria da APIPPEL


Processo para a obtenção da Indicação Geográfica do pêssego da região de Pelotas/RS contará com a posse da diretoria da APIPPEL

O pêssego da região de Pelotas vai dar um importante passo na busca por sua Indicação Geográfica nesta sexta-feira - 7 de outubro. Cerimônia pública vai empossar a diretoria da Associação dos Produtores e Indústria para a Indicação Geográfica do Pêssego da Região de Pelotas (APIPPEL), entidade criada para viabilizar o reconhecimento da indicação geográfica do produto. A posse está agendada para as 14h, no auditório da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS).

A ideia da Indicação Geográfica é estabelecer um padrão de qualidade e criar um selo de certificação para valorizar a produção local, reconhecida nacionalmente. Só os pêssegos processados oriundos da região de Pelotas poderão ser chamados de “pêssegos de Pelotas”. Anteriormente, a busca pela IG era coordenada por um grupo multiinstitucional. Com a fundação da APIPPEL, em agosto deste ano, o processo está concentrado no órgão.

Entre os atributos da Associação está levantar o histórico da produção dos pêssegos, fornecer dados estatísticos e apontar os diferenciais do fruto da região.

Além da posse da diretoria da APIPPEL, será empossada a diretoria do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias do RS (SINDOCOPEL). Profissionais do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) vão apresentar tópicos sobre a questão do processo de Indicação e lideranças políticas do estado – representantes do gabinete do vice-governador e deputados federais e estaduais – vão debater o tema.

 

DIRETORIA APIPPEL
Presidente                             Luiz Ariosto                            (indústria)
Vice-Presidente                    
Pedro Francisco Bandeira      (produtor)
Secretário                             
Cláudio Sa                              (indústria)
Tesoureiro                             
Gilmar Pedrotti                      (produtor)
Suplente                                
Luís Natal Strubelli                 (produtor)


As informações são da Embrapa Clima Temperado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.