CI

Pirelli comemora mais de um milhão de pneus produzidos com sílica

Sílica que é extraída da cinza da casca de arroz


A Pirelli comemora mais uma importante conquista: mais de um milhão de pneus entre pneus de carro de passeio e caminhões fabricados a partir da sílica extraída das cinzas da queima da casca de arroz, processo sobre o qual a Pirelli é pioneira e possui a patente no País, desde 2009. Esta expressiva marca foi atingida na terceira semana de janeiro.

A sílica, em geral, substitui o negro de fumo na composição de um pneu, adicionando, ainda, maior resistência a lacerações e menor resistência ao rolamento com consequente menor gasto de gasolina, sem perder as outras prestações.

A Pirelli, na sua constante busca por materiais cada vez mais renováveis, patenteou um processo inovador para extrair a sílica das cinzas provenientes da queima das cascas de arroz.

Uma fabrica Pirelli é inteiramente dedicada à produção desta sílica, na cidade de Meleiro, no estado de Santa Catarina, cujas operações se iniciaram no final de 2011 e tem uma capacidade instalada de mais 100 toneladas de sílica por mês.

As vantagens do uso deste tipo de sílica residem na redução da geração de CO2 durante a queima para a obtenção de um quilo de matéria prima, em comparação à sílica de origem mineral, na utilização de uma fonte renovável de matéria prima, na reutilização de um resíduo que iria parar em aterros sanitários e na extração da sílica de outra maneira que não de uma mina de areia, não agredindo, assim, o meio ambiente.
 
Estes mais de um milhão de pneus produzidos com esta sílica nas fabricas de Campinas (SP), Feira de Santana (BA) e Gravataí (RS) colaboram com o papel da Pirell de ser parceira do Meio Ambiente, comprometida com sustentabilidade, economia e performance. O compromisso da Pirelli, inclusive, tem a chancela do principal indicador mundial de sustentabilidade, o índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em 2014, pela oitava vez consecutiva, a Pirelli foi nomeada como a líder mundial no segmento de Componentes Automotivos e Pneus com uma nota de 85 – a nota global do setor é de 48.

Soma-se a isso o fato de que o processo de produção da sílica proveniente das cinzas da casca do arroz é ainda mais ecológico, por vários motivos, dentre eles o reuso de um resíduo que seria descartado no meio ambiente. Para cada quilo de arroz, estima-se a obtenção de cerca de 30 gramas de sílica.

Atualmente, um pneu contém cerca de 20% de materiais provenientes de fontes renováveis, como borracha natural e com esta sílica, Pirelli alcançou em 2014, 23% de uso de material renovável na produção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.