CI

Plante seu Futuro reduz número de aplicação de defensivos no PR

Queda de 50% no uso de agroquímicos


Unidades de Referência registraram uma queda de 50% no uso de agroquímicos no segundo ano do programa

As 148 Unidades de Referência (UR) do programa paranaense Plante o Seu Futuro alcançaram resultados satisfatórios neste segundo ano de campanha. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), entidade que coordena o programa, nesta safra 2014/15 essas unidades conseguiram reduzir em mais de 50% o total de aplicações de inseticidas nas lavouras de soja. O Plante o Seu Futuro visa, por meio de técnicas adequadas de manejo, diminuir os impactos ambientais e econômicos com o uso consciente de defensivos agrícolas.


O número médio de aplicações de inseticidas no Estado chegou a cinco nesta safra de soja. Nas unidades assistidas pela Seab, a quantidade de aplicação caiu para 2,3 vezes. A ideia do programa é mostrar para os agricultores que há a possibilidade de produzir sem ocasionar grandes impactos ao meio ambiente, além de reduzir os custos de produção. José Tarciso Fialho, secretário executivo da campanha, explica que, se todos fizerem o manejo adequado da lavoura, utilizando os sistemas de Manejo Integrado de Doenças (MID) e o Manejo Integrado de Pragas (MIP), a economia com a redução de defensivos será muito grande.

O secretário salienta que o agricultor que possui algum tipo de assistência técnica gasta menos com a aquisição de produtos, o que eleva a sua renda em relação aos demais e fomenta, na prática, uma agricultura mais sustentável. "Se todos fizerem o dever de casa, há a possibilidade de reduzir o número de aplicações", comemora.

No caso do Manejo Integrado de Pragas (MIP), a adoção do pano de batida, utilizado para contar o número de animais por metro linear, ajuda o produtor a saber quando ele deve ou não fazer a aplicação de inseticida. "A lavoura tem um nível de suporte a ataques de pragas", salienta o secretário.


Com o manejo adequado, a entrada da primeira aplicação nas unidades de referência ocorreram em 60 dias após a emergência da soja. Em uma lavoura sem MID e MIP, a entrada com defensivos aconteceu logo nos primeiros vinte dias. O uso indevido de agrotóxico, completa Fialho, elimina os inimigos naturais de muitas pragas, a exemplo da Helicoverpa, em que já foram constatados predadores naturais da lagarta.

Com relação ao MID, as unidades receberam a primeira aplicação química 70 dias após a emergência das plantas. Na média das demais propriedades, a primeira aplicação do fungicida ocorreu aos 40 dias. Neste ano safra, a campanha também focou na conservação dos solos, já que a qualidade do plantio direto do Estado está piorando devido à falta de rotação de cultura, processo que eleva o nível de palha do solo. Investir no plantio direto evita a erosão e eleva o volume de matéria orgânica na superfície do solo.

O Plante o Seu Futuro conta com a participação do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Embrapa, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), cooperativas, entre outras entidades de pesquisa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.