CI

Plantio de soja começa com atraso no Rio Grande do Sul

Foram plantados até agora cerca de 70 mil hectares


Os produtores de soja do Rio Grande do Sul começaram a semear as primeiras lavouras de soja desta safra, mas os trabalhos estão atrasados em relação ao ano passado devido ao tempo chuvoso no Estado, terceiro maior produtor da oleaginosa no país, informou nesta quinta-feira a Emater/RS.

Segundo estimativa do órgão de extensão rural do governo gaúcho, foram plantados até agora cerca de 70 mil hectares, equivalente a pouco mais de 1 por cento da área total estimada. Um ano atrás, o plantio já havia alcançado 10 por cento da área prevista.

"Esse pequeno atraso se deve às condições desfavoráveis verificadas até meados deste mês, quando o excesso de umidade impossibilitou os trabalhos prévios à semeadura, como a dissecação de pastagens e outras coberturas verdes", disse a Emater, em um relatório semanal.

A expectativa dos técnicos da entidade é que, com a melhora das condições do tempo, os produtores irão acelerar o trabalho de plantio nas próximas semanas.

O Rio Grande do Sul deverá colher um recorde de 14,25 milhões de toneladas na atual safra de verão 2014/15, alta de mais de 9 por cento ante a colheita anterior, segundo estimativa feita pela Emater em setembro.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.