CI

PR: agricultores familiares planejam produção para manter oferta de alimentos o ano inteiro

Objetivo é evitar o excesso de alguns produtos no pico da safra


A Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais (Cooperu) pretende inovar no ano que vem. Os agricultores familiares, que em 2014 movimentaram mais de R$ 2 milhões em mercadorias, por meio da entidade, estão planejando o que cada um vai plantar e a época adequada para as culturas, buscando manter constante oferta de hortifrutigranjeiros o ano todo. Para que isso seja possível, além de distribuir as culturas de forma organizada, eles serão divididos em grupos de produção. O objetivo é evitar o excesso de alguns produtos no pico da safra e a falta destes em outras épocas.

Planejamento e programação coletiva de culturas foram temas de reunião entre a direção e os produtores cooperados na tarde da última quinta-feira, 18, no anfiteatro da Prefeitura. Liderada pelo presidente da Cooperu, Aguinaldo Lole, e pelo diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Marconi, a reunião terá continuidade em janeiro – em data ainda a ser definida – para fechar o planejamento e definir os grupos de produção. “Nossa preocupação é manter os cooperados unidos, entrosados e pensando de forma coletiva, para que não se concentrem em algumas culturas e deixem de produzir outras. Isso pode resultar em perda de mercado”, afirmou Marconi.

Este é o primeiro ano em que os cooperados optaram planejamento conjunto, em vez de cada um definir o que vai plantar de forma individual. Além disso, na reunião eles discutiram perspectivas de mercado para 2015 e avaliaram a comercialização realizada ao longo do ano. A Cooperu atende hoje colégios da rede estadual em 19 municípios da região e toda a rede municipal de Umuarama (escolas, creches e centros de educação infantil) com hortifrutigranjeiros e pães adquiridos de agricultores familiares. Parte da produção é destinada ainda a supermercados da cidade.

Os cooperados produzem mais de 50 itens, embora cerca de 30 se destaquem pelo volume e maior importância comercial. “Nós percebemos que a demanda é bem maior que a oferta atual de produtos, embora alguns itens cheguem a sobrar com excedentes de produção em algumas épocas. Temos um acompanhamento bem detalhado da demanda que, aliado à boa vontade dos produtores, nos permitirá um planejamento eficiente para que tenhamos oferta da maioria dos produtos o ano todo”, explicou Marconi.

Para atingir a meta, talvez seja necessário abrir a cooperativa a produtores de outros municípios – de preferência cidades vizinhas de Umuarama. “Essa é uma ideia que ainda precisa ser estudada e amadurecida, porém vai se tornar uma necessidade para que possamos garantir mais espaço e consolidar a participação da cooperativa no mercado. Ela está crescendo consideravelmente a cada ano e precisamos manter esta trajetória”, completou.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Antônio Carlos Favaro, disse que a prefeitura estimula o trabalho da Cooperu com uma série de ações em apoio ao pequeno produtor rural. “Oferecemos toda a assessoria técnica e administrativa, avaliamos a demanda e necessidades do mercado e isso ajuda a aumentar a renda dos produtores. Ganhando mais eles passam a levar uma vida melhor, o que contribui para a permanência das famílias na zona rural”, avaliou.

Favaro reconhece ainda a importante participação dos produtores cooperados no Programa Compra Direta, por meio do qual o município atende a uma série de entidades que alimentam pessoas e famílias carentes, e na trocas de alimentos por materiais recicláveis realizadas pelo Programa Lixo que Vale.

“A produção da Cooperu é fundamental para as ações de segurança alimentar. É bom reforçar que não se trata apenas de distribuir comida para reduzir a fome: temos de assegurar alimentos saudáveis para a população e disseminar a reeducação alimentar (consumo consciente), para evitar a obesidade com o mesmo empenho com que combatemos a desnutrição. O excesso de peso traz uma série de problemas, alguns deles bem sérios. Uma boa alimentação é fator primordial para a saúde”, finalizou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.