CI

Prejuízos com lagarta Helicoverpa armigera chegam a 80% do feijão em SP

Levantamento é do Sescoop/SP


 
De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, as perdas causadas pela lagarta Helicoverpa armigera chegam a 80% no feijão e 60% na cultura do algodão. O levantamento do Sescoop/SP foi feito junto a cooperativas paulistas.
 
“Os botões (do algodão), ao invés de florescerem naturalmente, ficam bifurcados, comprometendo a produção”, explica Flávia Maria Sarto, consultora do ramo de Agronegócio do Sescoop-SP. Segundo ela, as perdas nessa cultura atingem várias regiões do estado, enquanto o ataque ao feijão foi constatado principalmente na região do Paranapanema.
 
“O prejuízo provavelmente virá na redução do peso desses botões e, consequentemente, teremos perdas de produtividade. (Os defensivos) garantiram um número aceitável de botões por planta”, ressalta Flavia. No entanto, ela diz que não foram detectadas perdas no algodão transgênico, e também em regiões de algodão que antes eram ocupadas por cana de açúcar. “A larva também não afetou as regiões que receberam controle biológico do plantio de cana”, esclarece.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.