CI

Primeiro clone faria 25 anos hoje

Ovelha Dolly foi o primeiro mamífero clonado no mundo


Foto: Divulgação

No dia 5 de julho de 1996 nascia o primeiro clone de um mamífero, a partir de uma célula adulta. A ovelha Dolly, gerou muita polêmica. Foi um divisor de águas não apenas para a ciência. A partir dele, teve início em todo o mundo uma série de debates sobre a relação entre ética, ciência e legislação.

O animal foi concebido nos laboratórios do Roslin Institute, da Universidade de Edimburgo (Escócia), sob a coordenação do pesquisador Ian Wilmuth há 25 anos e o nascimento foi publicado na revista Nature em 27 de fevereiro de 1997. A ovelha nasceu a partir de uma célula mamária de uma fêmea adulta e foi o único caso de sucesso em 277 tentativas. 

Em 1999, um estudo mostrou a tendência da ovelha de desenvolver formas de envelhecimento precoce. Três anos depois, em 2002, foi anunciado que Dolly estaria com uma doença pulmonar progressiva que, segundo alguns cientistas, seria um sinal de envelhecimento.

Em fevereiro de 2003, aos 6 anos, Dolly foi abatida, de forma a evitar que fosse acometida de uma morte sofrida por causa de infecção pulmonar incurável. Seu corpo foi empalhado e encontra-se exposto no Museu Real da Escócia, localizado em Edimburgo.

Na semana imediata à notícia da existência de Dolly, nove projetos de lei contrários a toda e qualquer iniciativa de clonagem foram registrados no Congresso Nacional, bloqueando ou atrasando pesquisas éticas que já vinham sendo desenvolvidas, especialmente no campo da genética, em universidades do país.

A última lei que o Congresso Nacional aprovou com relação ao campo biotecnocientífico foi a Lei de Biossegurança, em 2005. Ela mistura três temas diversos: o controle e uso de organismos geneticamente modificados, incluindo as células tronco-embrionárias para pesquisas, a criação do Conselho Nacional de Biossegurança e a reestruturação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.

Depois de Dolly, foram produzidos clones de vacas, porcos, camundongos e cabras. No Brasil, o primeiro clone de um animal adulto foi a bezerra Penta. Ela nasceu em 13 de julho de 2002, na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Jaboticabal, em pesquisa coordenada por Joaquim Mansano Garcia.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.