CI

Pró-Genética online amplia oferta de touros

Com o novo filtro adotado pela ABCZ, o número de reprodutores aptos para as vendas pelo programa na internet chega a quase 50 mil


A venda de touros registrados pela internet ficou mais fácil em 2017 para quem utiliza o site do Pró-Genética online. Para atender uma solicitação dos associados, a ABCZ ampliou o filtro de identificação de touros aptos para venda via programa. Agora, o sistema faz uma liberação prévia de todos os machos com RGD (Registro Genealógico Definitivo) e idade entre 18 e 42 meses. Assim que o proprietário fizer a autorização pública no sistema, o animal já passa a aparecer no site do Pró-Genética online.

O novo filtro elevou para 48.363 touros, de 2.575 associados em todo Brasil, o total de animais aptos. Antes, esse número não ultrapassava 200 exemplares devido ao filtro estabelecido, que limitava a participação no Pró-Genética online a apenas aqueles criadores que tivessem efetuado o RGD nos dois últimos anos de, no mínimo, 20% dos machos nascidos entre três e quatro anos antes do período vigente.

Com a regra atual, todos os Estados brasileiros possuem touros aptos a serem disponibilizados, sendo os dez com maior oferta Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Bahia, Paraná e Acre. “É importante lembrar ao criador que, imediatamente após o registro efetuado pelo técnico da ABCZ, o associado poderá disponibilizar estes touros para venda no Pró-Genética online.”, explica Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético/Pró-Genética da ABCZ.

Segundo o diretor da ABCZ Rivaldo Machado Borges Júnior, essa mudança visa democratizar ainda mais essa genética de ponta selecionada por criadores de todo o Brasil. “Com essa nova regra, estamos atendendo uma solicitação de muitos associados e técnicos. Agora, precisamos da adesão dos criadores para que autorizem a liberação de seus touros para venda pelo programa, pois dessa forma pecuaristas de diversas regiões, que muitas vezes não têm acesso às feiras do Pró-Genética, terão condições de adquirir touros PO com RGD e com exame andrológico e sanitário.”, diz o diretor.

A expectativa é de que a novidade impacte positivamente na qualidade e produtividade dos rebanhos. “O número de bois comuns que cobrem a maioria das vacas em todo Brasil ainda é grande. Por isso, o uso de touros registrados em larga escala possibilitará um salto em produtividade de carne e leite no Brasil, e com sustentabilidade.”, atesta Fraga.

Parceria renovada

A ABCZ e a FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) renovaram o Termo de Cooperação Técnica para realização de ações ligadas ao programa Pró-Genética. Segundo o presidente da FAEMG Roberto Simões, a renovação foi feita com base nos resultados alcançados e, principalmente, pelo fato de a FAEMG reconhecer a relevância do programa Pró-Genética para o desenvolvimento da pecuária de Minas Gerais. “O programa é fundamental para que os pecuaristas melhorem geneticamente o rebanho e contribuam ainda mais para aumentar os índices de produtividade e, consequentemente, a competitividade da pecuária mineira.”, assegura.

Minas Gerais, que foi o primeiro Estado a oficializar o Pró-Genética, tem no agronegócio um de seus pilares econômicos. “O setor pecuário mineiro registrou, nos últimos 10 anos, incremento de 46,7% no Valor Bruto da Produção, cujo montante girou em torno de R$ 20,1 bilhões. Este crescimento está relacionado à profissionalização do pecuarista em gestão, associada à utilização de tecnologias, adoção de assistência técnica continuada, sanidade animal dos rebanhos. Tudo isso resultou na melhoria dos indicadores técnicos e econômicos das atividades pecuárias. Vislumbramos cenário ainda mais positivo para 2017 do que no ano anterior, com sinais de melhora na economia brasileira, juntamente com o aumento nas exportações de carnes, ovos, leite e derivados, caso a taxa cambial se mantenha favorável.”, finaliza Simões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.