CI

Produção de cacau tem aumento de 590% em produtividade no Sul da Bahia

Nutrirrigação contribui com resultados expressivos em case do Grupo Lembrance


Quebrar paradigmas e profissionalizar o cultivo do cacau no Brasil. Com estes desafios superados o Grupo Lembrance provou ao mercado a importância da inovação no setor que a tornou referência mundial em produtividade. Técnica de nutrirrigação contribuiu significativamente para este quadro, com aumento de até 590% na produção local.

Os números e as técnicas inovadoras foram apresentados na última quinta-feira, dia 11, em evento exclusivo que reuniu na fazenda Lembrança II, sul da Bahia, produtores e administradores de propriedades rurais, especialistas e empresários – um grupo especializado na cultura do cacau e em soluções tecnológicas de última geração para o agronegócio.  O Dia de Campo teve a participação do Grupo Lembrance, Netafim, Hydra Irrigação, Yara, Pinhalense e Nestlé Cocoa Plan, e apoio da Basf, Stoller, Ceplac, Syngenta, Heringer, Defesa Agrícola e Nutrimaq.

Caso de sucesso: Grupo Lembrance
O Grupo Lembrance é constituído por uma família de nove irmãos de origem Capixaba (ES) que chegou ao Sul da Bahia em 1993 e começou com uma pequena produção de mamão Golden, café e côco. A cacauicultura em relevos ondulados e em regiões úmidas amargou durante séculos alta incidência de pragas e doenças, baixa produtividade e a impossibilidade de ser mecanizada, devido ao mito secular de ser cultivada sob o sistema cabruca (sombreado por árvores) – que dependia de mão de obra braçal e resultava em baixas produtividades.

Com o objetivo de profissionalizar o cultivo de cacau no Brasil, o Grupo desenvolveu novas técnicas de cultivo a pleno sol, usando clones tolerantes a doenças em relevos planos e nutrirrigados, que resultaram em altos índices de produtividade. Por isso, é possível dizer que o Grupo Lembrance é pioneiro em produção de cacau fertirrigado a pleno sol no extremo Sul da Bahia. 

Esse plantio foi iniciado com a cultura de banana, conferindo o sombreamento e proteção contra o vento às plantas jovens de cacau. As bananeiras permaneceram na área por cerca de 24 a 36 meses e, após sua remoção, o cacau passou a ser cultivado solteiro a pleno sol. A lavoura foi preparada para suportar altas produtividades e totalmente mecanizada.

Sobre a nutrirrigação
Com a técnica de irrigação por gotejamento, é possível direcionar a aplicação de água diretamente nas raízes do cacaueiro. Além de água, é possível aplicar, também, os fertilizantes necessários para a melhor produtividade da cultura, o que caracteriza o processo chamado nutrirrigação (aplicação do nutriente na hora, local e quantidades adequadas às plantas de cacau). 

Outros benefícios da nutrirrigação é a maior frequência de aplicação dos nutrientes, menor concentração de sais por aplicação, maior eficiência de absorção das plantas, redução de riscos por perdas e redução de mão de obra. O sistema é moderno, tem alta eficiência, praticidade e baixo custo operacional.

Resultados diretos da nutrirrigação
A irrigação localizada por gotejamento superficial combinada com fertirrigação contribuiu para alcançar a produtividade de até 236@/ha ou 3.540Kg/ha. Já a técnica convencional (conhecida por sistema cabruca) é de 40@/ha ou 600Kg/ha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.