CI

Produção de frutas e hortaliças é incentivada em Rolador em Concurso de Pratos

2º Concurso Municipal de Pratos reuniu agricultores e lideranças no salão comunitário de Rolador, nesta quarta-feira (09/11).


Resultado de ações de Assistência Técnica e Social desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar em relação ao manejo de pomares e hortas, o 2º Concurso Municipal de Pratos, com o tema ?Produção de frutas e hortaliças voltadas ao autoconsumo das famílias rurais?, reuniu agricultores e lideranças no salão comunitário de Rolador, nesta quarta-feira (09/11). No evento, promovido pela Emater/RS-Ascar com apoio da Prefeitura, os participantes acompanharam palestra técnica sobre o aproveitamento e cuidados com a água, e seu uso em pomares e hortas. 

Em ações de assistência técnica, intensificadas em julho e agosto deste ano, famílias rurais de Rolador receberam orientações sobre o controle alternativo de pragas e doenças, com o uso de calda sulfocálcica, armadilhas, plantio de plantas companheiras e poda de frutíferas, em dez comunidades do município: Serrinha do Rosário, Passo do Quaresma, Figueira, Rincão dos Pires, Rincão dos Melo, Barra do Araçá, Igrejinha, sede do município, Rincão dos Canudos e Cristal do Tuchuá. A proposta é contribuir para uma maior produtividade e práticas alimentares saudáveis de frutas e hortaliças. Dessas, sete localidades foram representadas no Concurso Municipal de Pratos, além de agricultores das comunidades de Cruzinha, Vila Frantz e Passo do Faxinal.

Na palestra técnica, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de Manejo de Recursos Naturais, Marco André Junges, abordou o tema ?Aproveitamento de água para produção de subsistência - irrigando hortaliças e pomares para garantir a oferta de alimentos de qualidade nas épocas de deficiência hídrica?, estabelecendo a relação entre a importância e o cuidado com a água para sua disponibilidade em quantidade e qualidade nas diferentes formas de uso. 

Entre as lideranças presentes estiveram o prefeito em exercício de Rolador, Mauro dos Santos, o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Satna Rosa, Flávio Joel Baz Fagonde, o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar Rubens Tesche e a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto.

Fagonde destacou a importância da produção de hortaliças e frutas o ano todo, sendo que, para isso, a Emater/RS-Ascar está à disposição para prestar assistência técnica. ?É importante refletir sobre o que se produz em casa e o quanto de renda permanece na propriedade, além de ser uma oportunidade de consumir alimentos mais saudáveis e de satisfação para a família?, comentou. Já o prefeito em exercício Mauro Santos destacou a importância da parceria da Emater/RS-Ascar. ?Se existe crescimento em Rolador é porque há parcerias consolidadas com entidades como a Emater e sindicatos?, afirmou. 

Pratos à base de Frutas e Hortaliças 
O colorido dos 32 pratos participantes do 2º Concurso Municipal reiterou a versatilidade culinária e a importância das frutas e hortaliças produzidas nas propriedades rurais. Essa versatilidade esteve representada em receitas como o bolinho de aipim, bolo de abacaxi, bolo de carne com legumes, bolo de cenoura, variações de bolo de laranja e de bolos de legumes, variações de doce de pêssego, bolo de maracujá, guichê de frango e legumes, laranja cristalizada, doce de morango, pão de legumes, bolo de repolho e cenoura, cuca de figo, cuca de frutas, cuca de uva, doce colorido, pão de ló de laranja, pudim de batata doce, refogado de legumes com salame, rolinhos coloridos de verdura, salada tropical e suflê de couve flor. 

A realização do concurso também é um momento de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças na alimentação das famílias, resgate de receitas tradicionais que fazem parte da cultura e identidade alimentar e, acima de tudo, de valorização de alimentos presentes quase que na totalidade das propriedades rurais locais. ?A produção para autoconsumo é de grande importância para as famílias, pois contribui para a segurança alimentar, garantindo o acesso a alimentos básicos com qualidade, em quantidades suficientes para o consumo, permitindo assim atingir a soberania alimentar?, destaca a chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Carla Sausen, que trabalhou na organização do evento com o apoio dos demais integrantes da equipe municipal, Tamires Scheis, Marisa Danielsson e o estagiário Anderson dos Santos. 

Na avaliação dos jurados, todos os pratos apresentaram características marcantes da agricultura familiar local. Como vencedores do Concurso foram escolhidos, na categoria hortaliças, o pão de legumes, elaborado por Maria Margarida Flach, e na categoria frutas, a salada tropical, de Irene de Fátima Jaques Gomes. 

Todas as receitas integrantes do Festival foram compiladas em um livro, distribuído entre os participantes, para que possam chegar a um número maior de famílias. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.