CI

Produção orgânica garante permanência no campo


Produzir alimentos e preservar o meio ambiente. O que antes era apenas uma ideia, hoje é a realidade de muitos agricultores familiares e assentados da reforma agrária que optaram, por meio da agroecologia e da produção orgânica, levar às mesas dos brasileiros um alimento mais saudável – a partir do manejo sustentável dos recursos naturais, sem agrotóxicos e insumos químicos.

Para a Associação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Pré-Assentamento Chapadinha (Astraf), em Sobradinho, a escolha pela produção sustentável reflete a vontade de permanência no campo. “Estamos muito próximos de uma unidade de conservação ambiental, que é o Parque Nacional de Brasília. Por isso conscientizamos as famílias que fazem parte do nosso pré-assentamento a produzir sem agredir o meio ambiente”, conta o presidente da Astraf, Anaíldo da Silva, 35 anos.

Das 44 famílias do Chapadinha, 28 já contam com a certificação de produtos orgânicos e os demais estão em fase de transição. “Hoje, 90% da nossa produção é orgânica. Estamos queremos cumprir com a nossa missão: ser uma entidade de produtores sustentáveis no Distrito Federal. Não queremos produzir por produzir, queremos ter a consciência da importância do alimento”, afirma.

Segundo Anaíldo, o que desencadeou esse desenvolvimento foi o apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e a parceria com a Fundação do Banco do Brasil e o Sebrae que implementaram, no pré-assentamento, unidades de produção agrícola conhecidas como mandala.

Comercialização

A associação comercializa em duas feiras na Ceasa, duas na região de Sobradinho e uma na Candangolândia. Além desses locais, os produtos da Astraf são vendidos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, e para o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF).

“No começo a nossa maior dificuldade era com a comercialização dos produtos, mas estamos superando isso por meio dessas feiras e programas de compras institucionais”, finaliza Anaíldo.

Conscientização

E para conscientizar os consumidores, o Governo Federal promove, de 24 a 31 de maio, a Semana dos Alimentos Orgânicos - evento realizado em 21 estados do Brasil e no Distrito Federal simultaneamente.

Programação da semana: http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/DF%20-%20SAO%202015(1).pdf

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.