CI

Produtor rural opta por novo formato de leilão e agrega 26% no valor de suas matrizes

Leilão Virtual Gen+ comercializou 150 matrizes da raça nelore


O leilão Virtual Gen+ comercializou 150 matrizes da raça nelore, grande parte prenhes por Fertilização in vitro (FIV), de doadoras e touros de alto padrão genético, com sexo dos descendentes já definidos. Estas tiveram um incremento de valor da ordem 26%, quase R$1600,00, em relação às matrizes prenhes de IATF vendidas no mesmo evento. O leilão virtual aconteceu nesta terça-feira (25.11) e os animais foram arrematados via telefone e internet. 

A FIV, técnica já aplicada para reprodução de rebanhos elite, inova quando aplicada a multiplicação em escala de touros e matrizes PO a campo. “Com o uso da técnica in vitro, conseguimos disseminar nossa genética com um alcance sem precedentes. O investidor percebeu que, além de adquirir uma matriz PO funcional, também levou em seu ventre um indivíduo já sexado (diagnóstico que detecta qual o sexo do embrião) que proporcionará um salto de qualidade e produtividade. Tudo isso num pacote só. Um investimento duplo e certeiro”, destaca o pecuarista e diretor da Verdana Agropecuária, Bruno Grubisich, que por meio do formato virtual pôde disponibilizar a genética produzida em Camapuã para produtores rurais de outros estados, como Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais e Goiás. 

Outra finalidade deste novo formato de leilão, segundo Grubisich, é contribuir para a diminuição do déficit de touros para repasse. “Tendo em vista que os embriões oferecidos vem de acasalamentos provados, a probabilidade de que o bezerro nascido venha a se tornar um reprodutor de qualidade cresce exponencialmente. As doadoras que integraram os pacotes já são consagradas na produção dos Touros de Qualidade Verdana, seus produtos atingindo recordes de valorização em nossos leilões. Estamos certos de que o comprador, ao colher esses machos e fêmeas ficará impressionado com o resultado e se tornará um cliente Verdana convicto”, enfatiza. 

A técnica utilizada para gerar os embriões colocados nas matrizes comercializadas é desenvolvida há 10 anos nas propriedades da Verdana, em São Paulo e Mato Grosso do Sul.  Neste período mais de 3.000 embriões foram produzidos e transferidos em cerca de 1.500 vacas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE), o Brasil é líder no ramo com produção anual de aproximadamente 600 mil embriões, inclusive exportando para países de primeiro mundo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.