CI

Produtores agrícolas da Amazônia descumprem Código Florestal

Estudo indica que a taxa anual de desmatamento em 2014 foi 75% menor do que a média histórica


Além de desmatamento zero, Ipam quer ilegalidade zero na produção de commodities no Brasil. Estudo aponta que 65% das propriedades com desmatamento zero, que cultivam soja na Amazônia mato-grossense, estão ilegais perante o Código Florestal.
 
A mais recente publicação do Ipam – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – indica que, apesar da considerável redução nos índices de desmatamento na região, grande parte das propriedades produtoras não cumprem fundamentos do Código Florestal.
 
A pesquisa “Produção de commodities no Brasil: Desmatamento zero e ilegalidade zero” foi divulgada pelo Ipam no último dia 20. Commoditie significa mercadoria e se refere principalmente a produtos agrícolas produzidos em larga escala.
 
O estudo indica que a taxa anual de desmatamento em 2014 foi 75% menor do que a média histórica entre 96 e 2005. Somente no estado do Mato Grosso, as propriedades que cultivam soja no bioma Amazônia tiveram diminuição de 80%. O estado possui mais de três mil propriedades que cultivam o insumo.
 
No entanto, quase 65% dessas propriedades não cumprem requisitos de restauração de áreas de reserva legal.
 
De acordo com Andrea Azevedo, diretora de Políticas Públicas do Ipam, a queda do desmatamento no Brasil se deve a ações de políticas públicas, melhorias na governança ambiental e ao mercado.
 
Um exemplo seria a moratória da soja, que suspendeu a compra da commoditie vinda de novas áreas desmatadas. Mas a especialista ressalta que somente o desmatamento zero, não é suficiente. É preciso alcançar também a ilegalidade zero.
 
Para Andrea Azevedo, uma das soluções para evitar as ilegalidades seria a exigência por parte das indústrias do CAR – o Cadastramento Ambiental Rural. Desta forma seria possível identificar se a propriedade está cumprindo o Código Florestal e selecionar fornecedores.
 
O diretor de Prevenção e Combate ao Desmatamento da Amazônia do MMA, o Ministério do Meio Ambiente, Francisco Oliveira, admite que existem ilegalidades no cumprimento do Código florestal em algumas propriedades. Mas alega que somente após a conclusão do CAR será possível para o governo constatar as irregularidades.
 
Todos os proprietários de imóveis rurais e posseiros devem fazer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural até o dia cinco de maio pelo site www.car.gov.br
 
Considerado o maior produtor de soja e carne do Brasil, o Mato Grosso permanece como o estado com maior passivo ambiental em relação ao Código Florestal, ou seja, com maior área de reserva legal ou preservação permanente a ser recuperada.
 
A reportagem entrou em contato com a Aprosoja - Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, que preferiu não comentar a pesquisa. A assessoria de imprensa da Famato - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso – disse que não conseguiu contatar os dirigentes para falar sobre o assunto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.