CI

Produtores de Balneário Pinhal fornecerão verduras para alimentação escolar

A decisão foi tomada por eles durante encontro que aconteceu no dia 17 de janeiro


A decisão foi tomada por eles durante encontro que aconteceu no dia 17 de janeiro

A partir de março os produtores de Balneário Pinhal, Reni dos Santos e Adão Fernandes da Silva, passarão a fornecer alface, tempero verde e rabanete às escolas de Balneário Pinhal. A decisão foi tomada por eles durante encontro que aconteceu no dia 17 de janeiro, no distrito de Túnel Verde, com a presença do técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Lindomar Pereira de Souza e da nutricionista do município, Mare Ecila Homem dos Santos.

No encontro foi traçada uma estratégia de produção de forma experimental visando a comercialização destes três produtos para o mercado institucional. "Vamos trabalhar um plano piloto e em março, provavelmente, vão ser feitas as entregas", ressalta Souza.

Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, por meio de programas federais e estadual de compra de gêneros alimentícios, a agricultura familiar está sendo reconhecida como importante ator na produção de alimentos. Desta forma, o poder público reconhece este segmento da população rural e promove o fortalecimento com o intuito de garantir a segurança alimentar da sociedade brasileira. 

Além disso, a abertura do mercado institucional para a agricultura familiar ainda favorece setores da população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. A garantia de acesso a alimentos na qualidade e quantidade necessárias ao desenvolvimento físico e social da população ajuda na promoção de justiça social e econômica. 

O mercado institucional de alimentos já é uma realidade com resultados positivos para a sociedade brasileira. O programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Política Estadual da Compra Coletiva/RS apontam para o estabelecimento de uma nova era no mercado de alimentos no estado e no país, tanto para fornecedores quanto para consumidores de alimentos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.