CI

Produtores de leite de Bom Princípio encaminham formação de associação

Um grupo de produtores de leite de Bom Princípio esteve reunido na sala do STR, para debater e encaminhar a possibilidade de formação de uma associação.


Um grupo de produtores de leite de Bom Princípio esteve reunido na quarta-feira (28/09), na sala do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), para debater e encaminhar a possibilidade de formação de uma associação. A ideia, de acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Anna Cristina Xavier, surgiu a partir de conversas entre bovinocultores de leite e lideranças locais a respeito das formas de acesso a políticas públicas nas três esferas - municipal, estadual e federal - e quais os caminhos para a qualificação desse processo. "Assim como ocorre com os produtores de morango", exemplifica Anna.

De acordo com o assistente técnico estadual na área de Sistema de Produção Animal, Martin Schmachtenberg, especialmente no que se refere à captação de recursos - como os do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), por exemplo - a constituição de uma associação pode contribuir no processo. "Assim, também seria possível a aquisição de equipamentos para uso conjunto, como ensiladeira e distribuidor de esterco, ou mesmo para a compra de botijões de sêmen ou de sementes para pastagens", salienta Schmachtenberg.

Outro benefício, de acordo com Schmachtenberg, envolve a qualificação do processo de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), que poderá ter atividades mais planejadas e organizadas. Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, o trabalho em parceria sempre possibilitará aos envolvidos o fortalecimento e o crescimento em suas atividades. "Nem sempre é fácil pensar em conjunto e dificuldades podem aparecer, mas os resultados alcançados sempre compensam", analisa.

Como forma de tirar dúvidas a respeito da constituição de uma associação e quais os passos para sua consolidação, o grupo organiza uma assembleia, marcada para a próxima quarta-feira (05/10), com a participação de integrantes da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul. A reunião contou com a participação de 25 pessoas, entre produtores, vendedores, extensionistas e representantes da Prefeitura Municipal. A entidade deverá receber o nome de Associação dos Produtores de Leite de Bom Princípio. Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar local.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.