CI

Produtores de MT esperam regularização de chuvas para plantar

Lavouras começaram a ser semeadas, mas há paralisação dos trabalhos aguardando a regularização das chuvas


Lavouras começaram a ser semeadas, mas há paralisação dos trabalhos aguardando a regularização das chuvas

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso informou, ontem que,  as equipes do Circuito Tecnológico Etapa Soja, que estão viajando por Mato Grosso para verificar a situação da safra de soja, relatam a apreensão dos agricultores com as precipitações neste início de plantio. Em muitos municípios, as lavouras começaram a ser semeadas, mas há paralisação dos trabalhos aguardando a regularização das chuvas.

De acordo com o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas, neste período é preciso muita atenção e busca de informações quanto à questão climática, pois com o alto custo de produção não se pode correr riscos. “É um olho na plantadeira e outro nas previsões climáticas”, afirma Ribas.

O plantio de soja em Mato Grosso segue avançando, porém em ritmo mais lento nesta semana. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 42,27% da área de 9,3 milhões de hectares já foi semeada. Os produtores rurais estão aguardando as chuvas se regularizarem para finalizar a semeadura da safra 2016/17.

O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, informa que as chuvas ocorrerão durante toda a semana, mas em forma de pancadas irregulares. “Os agricultores devem estar atentos neste momento de plantio, porque não há garantias de que as chuvas ocorrerão nas áreas de lavouras”, alerta. No início de novembro é que as chuvas começam a regularizar no Centro Oeste.

A informação é da assessoria da associação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.