CI

Produtores investem em nutrição preventiva para garantir qualidade das frutas no Natal

Estratégia de agricultores paulistas é prevenir perdas por desequilíbrio nutricional apostando em manejos com produtos de alta tecnologia


As frutas colhidas, selecionadas e embaladas criteriosamente pelo agricultor Nelson Hideki Okamura vão percorrer longos caminhos até chegarem às gôndolas de supermercados da região Sudeste do Brasil. Para atender às exigências de comerciantes e, principalmente, dos consumidores, os produtos precisam ser consistentes, saborosos e ter boa aparência, características obtidas com manejo nutricional adequado.

No Sítio Okamura III, no município de Salto de Pirapora (SP), Hideki investe em produtos de alta tecnologia para manter a qualidade da produção dos mais de 40 hectares de lavouras de frutas, divididos entre a produção de uvas, ameixa, atemoia e maçã. “Optamos por investir em fertilizantes foliares de alto desempenho, que são mais eficientes e acabam sendo mais econômicos devido a resposta ser mais rápida e efetiva”, diz Hideki.

O engenheiro agrônomo Ney Assis, que presta consultoria técnica nas áreas de Hideki, revela que a linha Metalosate é a tecnologia nutricional responsável pelo bom desenvolvimento e qualidade da produção das frutas no Sítio Okamura. “Hideki optou por utilizar uma das tecnologias mais modernas e mais eficientes que existe hoje no mercado em se tratando de nutrição foliar. A linha Metalosate, importada dos Estados Unidos pela Nutriceler, possui formulação diferenciada com nutrientes quelatados por aminoácidos, que permite rápida absorção, translocação e metabolização, com resultados visíveis a olho nu em poucos dias após a aplicação”, diz Ney.

De acordo com o agrônomo, a rápida metabolização evita desperdícios por lixiviação e evaporação, e garante a distribuição dos nutrientes para a planta nos momentos e nos pontos de maior demanda. “Hideki apostou em Metalosate para um manejo preventivo de nutrição, evitando ao máximo que a produção enfrentasse desequilíbrio nutricional”, acrescenta Ney Assis.

Estratégia – Para abastecer os grandes centros com as frutas para a época do Natal, o produtor traçou estratégias nutricionais preventivas, para evitar a proliferação de doenças e garantir frutos mais viçosos e com sabor mais pronunciado. “Uma planta bem nutrida não fica vulnerável a doenças. A prevenção é sempre a melhor estratégia”, afirma. Hideki apostou nas pulverizações de Metalosate Potássio para intensificar a doçura das plantas, e no Metalosate Cálcio, que auxilia na formação das paredes celulares da fruta, proporcionando maior durabilidade e melhor aparência. “Muitas vezes, as frutas comercializadas no fim de ano vão enfeitar mesas de festas. Para isso elas precisam de durabilidade superior e boa aparência”, destaca o produtor. 

Tempo bom – Hideki afirma que o ano, apesar de ter sido marcado por problemas econômicos, foi bom para quem aproveitou o clima favorável e produziu produtos de qualidade. “O mercado permanece aquecido. Sempre haverá espaço para quem produz com qualidade. O clima foi favorável na região e a tecnologia que utilizamos também ajudou muito. Vamos poder comemorar as vendas no final do ano”, diz o produtor de frutas. Ainda segundo Hideki, a procura por uvas e ameixas aumenta consideravelmente na época de festas de fim de ano.

Mais valor – Para agregar ainda mais valor à produção, Hideki comercializa as frutas já selecionadas em embalagens de aproximadamente 500 gramas. “Esse processo, além de facilitar a comercialização, permite que as frutas fiquem mais protegidas e, consequentemente aguentem mais tempo nas prateleiras”, diz Hideki.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.