CI

Produtores rurais da região debatem gestão, tecnologias e mercado

Dia de Campo focado em Olericultura acontece dia 28 de novembro


Encontro será realizado em Motuca no próximo dia 28 de novembro, das 13h às 19h, para ampliar as oportunidades comerciais e a sustentabilidade da olericultura regional; informações e inscrições gratuitas pelos telefones 16 3348-1690 e 16 3332-3590
 
Estão abertas as inscrições gratuitas para o Dia de Campo focado em Olericultura, que será realizado na cidade de Motuca no dia 28 de novembro, das 13h às 19h. A capacitação é voltada para produtores e empreendedores rurais, representantes de associações, cooperativas, assentamentos e lideranças ligadas à olericultura (folhas, tomate, berinjela, quiabo, jiló, cenoura, pimentão, entre outras culturas de verduras e legumes).  Os interessados podem se informar pelos telefones 16 3348-1690 (Motuca) e 16 3332-3590 (Sebrae-SP Araraquara).
 
A programação do dia 28 integra prática, das 13h às 16h, na Fazenda Monte Alegre  (Assentamento V - Lote 16), na zona rural de Motuca; e teoria das 16h30 às 19h na Sede Social da 3ª Idade (Rua São Francisco, 40, Jardim San Matheus), além do atendimento do AgroSebrae Móvel. O credenciamento começa a partir das 13h. Das 14h às 16h, os participantes terão oportunidade receber orientações e tirar dúvidas sobre o manejo da produção em olericultura.
 
São dicas e informações sobre planejamento e gestão da produção e fitossanidade, incluindo descarte correto de embalagens de fertilizantes e defensivos e práticas de otimização e redução do volume de produtos e aproveitamento de subprodutos, como manejo integrado e compostagem. “Essas orientações são fundamentais para o produtor ter melhores condições de gerar mais qualidade, economia e rentabilidade para a produção, minimizando o impacto ambiental e viabilizando a sustentabilidade do negócio”, explica Cavallari.
 
Às 16h30, começa o “Fórum do Campo ao Consumidor” com o tema “Canais de distribuição”. O objetivo é propiciar a troca de experiências para facilitar o acesso a mercados, considerando o perfil do produtor, a afinidade dele com a cultura e as demandas comerciais.
 
“O mercado exige do produtor rural compromisso com o abastecimento em quantidade, qualidade e regularidade; por isso, é importante planejar a produção, oferecendo ao comprador segurança na entrega e no cumprimento do contrato de fornecimento. Um bom planejamento é a base para melhorar a gestão e aumentar os ganhos do produtor”, afirma o consultor.
 
A programação também inclui apresentação e assinatura do Projeto de Olericultura em parceria com a Cooperativa dos Produtores Rurais de Motuca e Região (Coopam) e informações sobre implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no município de Motuca, como incentivo aos pequenos negócios locais em todos os setores da economia.

De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP Araraquara, Daniel Palácio, as parcerias do programa AgroSebrae, como o “Dia de Campo - Olericultura”, têm o objetivo de capacitar o produtor e o empresário rural, levando informação atualizada em gestão, tecnologia e mercado e incentivando a troca de experiências.
 
“Os pequenos produtores rurais tiveram atenção especial em 2014; com projetos como AgroSebrae Móvel nos Assentamentos; “II Agrodiálogo”; “Dia do Agricultor”, “Dia de Campo Ambiental”, entre outros eventos realizados para fortalecer o agronegócio regional, somando mais de 1.000 atendimentos em Araraquara; Motuca; Tabatinga; Taquaritinga e outras cidades da região”, destaca o gerente. 
 
O evento é uma realização de Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Sindicato Rural de Araraquara e Sebrae-SP, por meio da unidade regional de Araraquara, com o apoio de Prefeitura Municipal de Motuca; Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati); Instituto Aequitas; Cooperativa dos Produtores Rurais de Motuca e Região (Coopam) e  Coordenadoria de Defesa Agropecuária  (CDA).
 
AgroSebrae- Dia de Campo Olericultura
Gratuito
Data: 28/11 (sexta-feira)
13h às 16h - Fazenda Monte Alegre (Assentamento V - Lote 16), na zona rural de Motuca.
16h30 às 19h - Sede Social da 3ª Idade (Rua São Francisco, 40, Jardim San Matheus, Motuca).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.