CI

Programa de indicação de touros Girolando avalia 15 mil animais em um ano

Gplan já foi utilizado para beneficiar cerca de 100 fazendas, garantindo a escolha da melhor genética para o rebanho


Ele tem apenas um ano de mercado, já virou sucesso nacional e até mesmo ultrapassou as fronteiras brasileiras. O pioneiro programa de indicação de touros Girolando do mercado foi lançado pela ABS Pecplan na MegaLeite de 2015 e, desde então, já beneficiou cerca de 100 fazendas, que receberam a orientação correta para a escolha da melhor genética para a evolução do rebanho.

Helder Ruy, técnico do Departamento Leite da ABS Pecplan, comenta que os números revelam a importância da criação da ferramenta. “É um serviço único e pioneiro que valoriza o criador da raça Girolando, que tem crescido muito no país”, destaca, informando que a resposta do mercado ao investimento da ABS foi grande. Tanto que 28 regiões comerciais da empresa já utilizaram o Gplan, incluindo estados como Maranhão, Ceará, Bahia, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso, Goiás e, principalmente, Minas Gerais, com maior concentração dos usuários brasileiros. Além disso, Equador e Bolívia também aderiram a tecnologia.

Uma das vantagens do Gplan, segundo o técnico da ABS, é a possibilidade de abertura de genética, evitando a consanguinidade no rebanho. “Antes, a escolha do criador ficava concentrada em alguns touros da nossa bateria, que encabeçavam o Teste de Progênie da Associação de Girolando. Mas o programa nos permitiu avaliar com uma visão mais ampla a genética utilizada e as necessidades individuais da cada cliente. Assim, definimos a melhor opção, praticamente zerando a consanguinidade e ressaltando as características de interesse, melhorando não só a produção de leite, como também o fenótipo”, informa, destacando que, durante esse um ano, foram indicados 48 touros diferentes da raça Girolando.

Isso só é possível porque o Gplan emite um relatório completo do rebanho, mostrando ao criador onde estão os pontos deficientes e os caminhos para atingir o objetivo. Entre os diversos relatórios gerados, estão o do perfil estrutural de cada animal – desde composto de úbere até temperamento e pigmentação -; e o do grau de sangue do rebanho.  “Tem ainda o gráfico das principais linhagens que compõem o rebanho, apresentando os touros que exercem maior influência no plantel. Além disso, quando apresentamos o resultado, o produtor recebe uma classificação geral das vacas, com um índice exclusivo que alia perfil linear e produção”, ressalta, lembrando que é sobre este ranking interno que são feitas as indicações de touro para acasalamento.

Ainda de acordo com Helder Ruy, os resultados na prática com o uso do Gplan já começaram a aparecer com os primeiros animais nascidos. “Nós percebemos o quanto o produtor está satisfeito e o quanto a ferramenta foi aceita pelo mercado. Acertamos com esse programa e temos muito a contribuir para o futuro da raça”,  comemora, acrescentando: “É uma tecnologia exclusiva e inovadora, que traz informações até então desconhecidas pelo criador, possibilitando o desempenho de um melhor trabalho técnico e dando segurança para o investimento do cliente”.

Vale lembrar que, ao todo, nove técnicos estão treinados para prestação serviço. Os interessados em saber mais sobre o Gplan podem entrar em contato com o representante ABS mais próximo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.