CI

Programa Soja Plus 2015 mostra sua eficiência na Bienal da Agricultura

Edição 2015 apresentará o resultado do trabalho desenvolvidos há cinco anos com produtores de MT


Oferecer um programa de gestão rural eficiente para produtores rurais, que resultará em melhoria na produção e atendimento dos aspectos ambientais e sociais de uma empresa rural. Este é o objetivo do programa Soja Plus, desenvolvido desde 2011 pela Abiove - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais em parceria com instituições representativas do setor rural.   Para demonstrar os resultados obtidos nos primeiros cinco anos de atividades, a Abiove promoverá o Seminário Nacional Soja Plus 2015, no dia 31 de agosto, aproveitando a abertura da Bienal da Agricultura, evento que congregará participantes dos Estados que compõem a região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal).

A estima dos organizadores para o seminário é receber 150 participantes que terão acesso informações e pesquisas atuais sobre o setor agrícola nacional. Segundo o gerente de sustentabilidade da associação, Bernardo Machado Pires, a edição de 2015 antecederá a abertura oficial da bienal e estão confirmadas a participação dos representantes da Abiove, Famato, Aprosoja MT e MS e Banco do Brasil. “Nosso encontro é anual e acredito que nesta edição teremos um balanço interessante com muita informação, trocas de experiências e participação ativa dos estados líderes em produção agrícola”, pontuou.

O representante da Abiove reforçou ainda que o Soja Plus é aberto a todos os produtores de soja e tem como finalidade fortalecer a imagem do agronegócio brasileiro para o mercado externo. “Desde que começou, há cinco anos, foram investidos R$ 10 milhões no programa com palestras, dias de campo, material informativo (manuais, cartilhas e dvd’s) e assistência técnica. Trabalhamos para que o Soja Plus seja visto em breve como o passaporte da soja brasileira no exterior”, argumenta.

Sobre o programa - O programa começou no Estado de Mato Grosso e atende atualmente 900 propriedades com orientação técnica e já capacitou 4.500 produtores. No ano seguinte foi a vez de Mato Grosso do Sul aderir com apoio da Famasul, Aprosoja/MS e Senar/MS. Atualmente mais de 100 produtores  são atendidos e desde o início do ano, Minas Gerais e Bahia também começaram a diagnosticar as propriedades rurais.

Uma das ações em destaque no Soja Plus é a preocupação em oferecer aos participantes informações de como se adequar à legislação ambiental e social. “Trabalhamos com foco na sustentabilidade e mostramos ao produtor como alcançar esta condição. Para isso, iniciamos uma pesquisa para verificação de sustentabilidade em várias regiões do país, para que possamos garantir que toda soja nacional atenda as exigências do mercado internacional”, acrescenta.

O gerente de planejamento da Aprosoja/MT, Cid Sanches, esclarece que durante o seminário serão apresentados muitos cases de propriedades mato-grossenses que modificaram a gestão após o atendimento de assistência técnica. “Estamos finalizando o processo de tabulação dos resultados nas propriedades rurais que participam do Soja Plus e apresentaremos quais as melhorias e mudanças efetivas. A adesão dos agricultores foi muito boa e temos uma demanda anual de 200 interessados em participar do programa”, explica.

Sanches destaca que a realização do seminário junto com a Bienal do Agronegócio é importante para que os produtores de Mato Grosso se identifiquem com a realidade de outros estados. “É muito bom que o pessoal da nossa região perceba que não está sozinho no programa e que a adesão é importante para valorizar a produção da região Centro-Oeste. Temos recebido um feedback de vários empresários e empresas agroindustriais que estão se preparando para participar da Bienal”, finalizou.

Serviço – O Seminário Nacional Soja Plus 2014 acontecerá no dia 31 de agosto, das 14h30 às 17h30, no auditório Germando do Centro Cultural Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. O evento é gratuito e os interessados podem confirmar a inscrição pelo site da Bienal: http://www.bienaldaagricultura.com.br/2015/ ou pelo email [email protected] Os participantes receberão um kit completo do evento, contendo manuais, cartilhas e dvd sobre o Soja Plus.

Sobre a Bienal - A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. É realizado pelas federações de agricultura e pecuária dos estados de MS, MT, GO e do Distrito Federal, de forma rotativa. A edição 2015 será realizada em Campo Grande (MS) e tem patrocínio da Monsanto, Bayer, Dow, Basf e OCB Centro-Oeste - Organização das Cooperativas do Brasil. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.