CI

Proibição do 2,4-D entra em vigor na Argentina

A medida foi implementada por decisão do Senasa


Foto: Divulgação

A utilização e comercialização de 2,4 Dester foi proibido na sua formulação “butilo e éster de isobutilo” na Argentina. De acordo com o portal local Agrofy, a resolução foi publicada em 2019, mas entrou em vigor neste sábado, 24 de julho. 

A medida foi implementada por decisão do Senasa e não permite sua aplicação em nenhum estabelecimento agropecuário . Além disso, haverá sanções para quem não respeitar os regulamentos. “O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar ( Senasa ), por meio de suas resoluções 466/2019 e 875/2019, proíbe a importação, elaboração, fracionamento, comercialização e uso do ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) na butila e formulações de éster isobutílico em todo o país”, diz o memorando. 

Nesse cenário, existem substâncias ativas a que corresponde tomar medidas extremas para evitar a sua comercialização e utilização. Para isso, foram especificados regulamentos e ações preventivas. “A aplicação e o uso dessas formulações podem causar prejuízos às culturas agrícolas, florestais ou outras, devido à sua alta volatilidade nas diferentes regiões do país”, informou o Senasa. 

Por sua vez, o engenheiro e diretor geral de Fiscalização e Controle de Córdoba, Gustavo Balbi, afirmou que “hoje existem tecnologias que ultrapassam em muito o uso deste tipo de ferramentas e devemos nos adaptar ao seu uso para um desenvolvimento produtivo cada vez mais sustentável”. Em caso de não cumprimento, o Senasa estabelece o confisco, suspensão ou qualquer outra medida que seja aconselhável de acordo com as circunstâncias de risco para a saúde pública ou o meio ambiente. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.