CI

Projeto Biomas: Preservação, manejo correto e uso sustentável da arvore na propriedade rural

A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações


A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações e engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre. Nesta sexta-feira (27) é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defende a importância deste bioma e também alerta sobre a preservação e seu correto manejo.

E, para auxiliar o produtor, a CNA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram o projeto Biomas/Mata Atlântica, que pesquisa formas sustentáveis de utilizar a árvore dentro da propriedade rural. O objetivo principal do projeto é avaliar e testar modelos que incluem a árvore como componente nos sistemas de produção, restauração e composição na propriedade rural, aliando renda e preservação.

A área experimental de 35 hectares, aproximadamente, localizada no estado do Espírito Santo, está praticamente preenchida com diferentes pesquisas, abrigando experimentos nas áreas em recuperação compostas por áreas de preservação permanente, reserva legal e sistema de produção. E, com o objetivo de promover pesquisas, foi criada uma rede envolvendo 61 pesquisadores de diferentes instituições.

Para a coordenadora do projeto Biomas/Mata Atlântica, Fabiana Ruas, a ideia é plantar em áreas mais degradadas e comparar a evolução, crescimento e adaptabilidade das plantas. “Se conseguirmos provar que, de acordo com a espécie e manejo utilizados, as árvores se desenvolveram em terreno de baixa fertilidade, o produtor rural terá grande chance de investir e ter sucesso”, avalia a pesquisadora.

Mais informações sobre o Projeto Biomas – Mata Atlântica: www.projetobiomas.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.