CI

Projetos de aquacultura do Governo de Minas recebem recursos

Projetos foram anunciados no dia 26 de novembro


Instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) recebem recursos para o desenvolvimento de projetos voltados para capacitação, assistência técnica e pesquisas em aquacultura. Os recursos que somam aproximadamente R$ 3 milhões serão aplicados no início de 2015, atendendo mais de 600 produtores das regiões de Passos, Curvelo, Almenara, e Muriaé. Os projetos foram anunciados no dia 26 de novembro, na reunião da Câmara Técnica de Aquacultura, do Conselho Estadual de Política Agrícola da Seapa.  

“Os recursos vão garantir criação de novos projetos e a continuidade dos já existentes, pois são ações muito importantes voltadas para a aquacultura, que é uma atividade em franca expansão no estado, mas que ainda estava carente de politicas públicas voltadas para o setor”, analisa a diretora da Aquacultura e da Pesca da Seapa, Ana Carolina Euler.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) vai desenvolver ações em 27 municípios com o objetivo de atingir a meta de 3,6 mil visitas de assistência individual, além da realização de Dias de Campo, capacitações de técnicos e produtores.

O foco será apresentar temas importantes para o desenvolvimento do setor, como manejo em piscicultura, a conquista de mercados institucionais, associativismo e cooperativismo. Além disso, os escritórios locais receberão equipamentos para a atividade da aquacultura.

“O desafio agora é esperar os lagos recuperarem a vazão e quantidade de água para voltar a produzir, o que pode levar alguns anos. Enquanto isso, vamos capacitando produtores, estimulando a legalização e adquirindo equipamentos”, afirma Dirceu Alves Ferreira, Coordenador Técnico Estadual de Pequenos Animais da Emater-MG.

Centro de referência

O projeto da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) prevê a criação do Centro de Referência em Piscicultura na Fazenda Experimental de Leopoldina, na Zona da Mata.  De acordo com a pesquisadora da Epamig Elizabeth Cardoso, o objetivo é “gerar informações e conhecimento que contribuam para a melhoria do desempenho técnico, ambiental e econômico doa agronegócio da piscicultura ornamental”.

O Centro será responsável pela criação de matrizes reprodutoras, melhoramento genético e do plantel de peixes para repassar aos produtores, além da criação de um museu de organismos vivos. 

Na Zona da Mata, a maioria dos empreendimentos em aquacultura é de base familiar. No entanto, é responsável por 60% da produção de peixes ornamentais de todo o país, segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). 

O produtor Jader do Nascimento, representante da Associação dos Aquicultores de Patrocínio, Muriaé e Monte Alto (Aaquipam), atua no ramo de peixes ornamentais há 11 anos, abastecendo o mercado mineiro e o Rio de Janeiro. Para o produtor de Muriaé, a capacitação é importante, mas ainda é preciso vencer os impasses legais. “Eu espero melhorias na questão ambiental que viabilizem a produção atendendo a legislação. Somos fiscalizados, mas ainda não encontramos uma saída”, comenta Nascimento.

A Cooperativa dos Aquicultores do Alto Rio Paranaíba (Cooaqui) possui base em Araguari, no Triângulo Mineiro, e atende a 25 municípios, sendo 19 mineiros e seis goianos, com mais de 80 produtores cadastrados com foco na produção de tilápias.   Para o representante da Cooaqui Leonardo Procópio, a Câmara Técnica da Aquacultura vai possibilitar que todos os órgãos e o setor produtivo se unam para alinhar ações e fortalecer a atividade. “Estou há dois anos na área e pretendo participar de todas as capacitações que ocorrerem na minha região, quanto mais qualificação melhor. O saber não ocupa espaço”, afirma Procópio.

No Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) as ações vão se concentrar na defesa sanitária de animais aquáticos em Minas Gerais e a manutenção de estrutura de laboratórios e análises. Os recursos para o fortalecimento das ações voltadas para a aquicultura e pesca em Minas Gerais são provenientes de convênios firmados este ano com o Ministério da Pesca e Aquicultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.