CI

Puxada pela soja, safra brasileira busca novo recorde

País aposta em aumento de área e produtividade no verão


Mesmo com desvalorização da principal commodity agrícola, país aposta em aumento de área e produtividade no verão

O Brasil prepara mais uma safra de grãos com potencial histórico: 202 milhões de toneladas. A estimativa preliminar para a temporada 2014/15 é da Expedição Safra Gazeta do Povo, que iniciou na última semana percurso pelas principais regiões produtoras do país. A projeção será atualizada ao final da primeira fase do roteiro. Do plantio à colheita, técnicos e jornalistas percorrerão 15 estados brasileiros, além de Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Uruguai. O roteiro extraordinário inclui ainda incursão a três países do Leste europeu.

Se o potencial previsto for alcançado — depende do clima nos próximos meses — será o sexto ano consecutivo de expansão da colheita nacional, aumento de 3,6% em relação a temporada passada.

A soja, principal commodity agrícola produzida nos campos brasileiros, lidera o incremento na produção. Apesar da queda nas cotações internacionais, os produtores ainda vislumbram lucros com o ganho de escala. Os investimentos pesados em tecnologia, desde sementes, adubos, defensivos até maquinários, tendem a fazer crescer os rendimentos por hectare. A sentença final, porém, é dada por São Pedro, que por enquanto tem colaborado com os produtores paranaenses e assustado os do Centro-Oeste e Sudeste.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.