CI

Quebra na safra de trigo brasileira beneficia EUA, não Argentina

Dificuldades de exportar prejudicam mercado vizinho



A quebra na safra brasileira de trigo em 1,3 milhão de toneladas deve favorecer muito mais o mercado norte-americano do que o argentino, aponta o AgroSouth News. A previsão atual é de que o país produza 6,3 milhões de toneladas do grão, segundo consultorias privadas e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A Argentina tende a colher uma produção que lhe permita suprir a demanda brasileira. Atualmente, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires prevê 12 milhões de toneladas. No entanto, de acordo com a consultoria paranaense Trigo & Farinhas, os argentinos talvez não possam exportar, e isso forçaria o Brasil a buscar o grão nos Estados Unidos.


Luiz Pacheco, diretor da consultoria, diz que isso já aconteceu na semana passada, quando foi registrado um embarque de trigo de 27.400 toneladas como consequência de um atraso da liberação dos embarques de 400 mil toneladas que sobraram da velha safra argentina. "Agora os moinhos brasileiros estão abastecidos até Fevereiro, mas a próxima compra deve ser programa esse mês. Se não puder ser abastecido pela Argentina, será suprido com trigo americano", resumiu Pacheco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.