CI

Rações Pioneira começa receber milho safrinha

Expectativa é receber 200 mil sacas de milho



No final do mês de julho, a Unidade Ribeirão do Pinhal da Rações Pioneira (empresa do Grupo Pioneiro) já começou a receber a safrinha de milho – período da colheita que pode ir até outubro, vendida por produtores independentes. A expectativa é receber 200 mil sacas de milho, 100 mil a mais do que em 2013.

A diferença entre a produção do mesmo período do ano passado é a qualidade. “Já dá para perceber que neste ano o milho safrinha está melhor. Por não ter ocorrido geada e nem seca, a qualidade do grão está muito boa”, explica Mário Bandeira, supervisor da Unidade de Ribeirão do Pinhal da Rações Pioneira. As condições climáticas favoráveis associadas à alta tecnologia implantada para a produção do milho resultaram nessa melhoria da produtividade na região. “O investimento do agricultor resultará numa produção recorde com alta qualidade. Hoje temos áreas com estimativas de colheitas de até 300 sacas por alqueire, o que para nossa região é um recorde em milho safrinha”, diz Márcio Rosinaldo da Silva, supervisor do Departamento de Captação da Frangos Pioneiro.

De acordo com José Sanches de Oliveira, agricultor parceira da Frangos Pioneiro, a produção deste ano supera das últimas décadas. “Em mais de 20 anos que produzo milho, jamais obtive um resultado como terei esse ano. E ainda bem que alta produtividade compensará de certa forma a baixa dos preços” conta.

A qualidade da colheita reflete diretamente na carne de todas as espécies, principalmente de frango, bovinos e suínos. “Com uma boa ração, os animais absorvem totalmente os nutrientes e desenvolvem melhor, a carne fica mais macia e saborosa. Quando o milho é bom não precisa fazer correção na fórmula da ração com o uso de outros ingredientes, não se gasta mais, o que acaba gerando uma economia”, esclarece Mário Bandeira.

Devido às geadas na região em 2013, a produtividade foi muito baixa. “Quando a safra não ocorre a contento, a ração é fortificada e o custo de produção pode aumentar até 5% por tonelada do milho”, afirma Carla Rodrigues, supervisora da Garantia da Qualidade da Frangos Pioneiro.

A ração é utilizada na integração de frangos de corte, e na produção de ração comercial do Grupo Pioneiro, que consome um volume de 2 milhões e 500 mil sacas de milho por ano. A safrinha de 2014 representa uma média de 7% desse total. “Embora o volume de milho seja muito pequeno para a nossa necessidade, a qualidade boa contribui para a nossa produtividade”, diz.

Quando o milho chega à Unidade de Ribeirão de Pinhal, passa pelo processo de pesagem, classificação e padronização. Após o processo de secagem e armazenamento, abastece as fábricas rações de frangos de corte, e ração comercial, onde ocorre a transformação em rações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.