CI

Rally da Safra 2016 volta a campo para avaliar perdas do milho segunda safra

Equipe 9 percorrerá as lavouras do Paraná e Mato Grosso do Sul


Começa nesta terça-feira (03/05), a segunda etapa do Rally da Safra 2016, principal levantamento técnico privado sobre a safra de grãos do Brasil. A partir de Cascavel (PR) os técnicos irão avaliar as condições das lavouras do milho segunda safra. O atraso no início da safra de soja gerou temor entre os produtores em relação ao plantio da safrinha de milho dentro do calendário ideal. Além disso, o clima afetou o desenvolvimento em diversas regiões. “É importante irmos a campo nesse momento para verificar como o período de estiagem afetou o potencial produtivo das lavouras”, afirma André Pessôa, coordenador do Rally da Safra.
 
Segundo perspectivas da Agroconsult, a previsão inicial de aumento de 12% na área de safrinha foi mantida, totalizando 10,8 milhões de hectares. No entanto, a produção do milho segunda safra é estimada em 52,5 milhões de toneladas, com queda de 4% sobre a safra passada e também sobre o relatório anterior da Agroconsult (dados pré-rally). Essa alteração se deve à continuidade do clima mais seco sobre o Centro-Oeste do Brasil, diminuindo o potencial de produção. Em comparação com a safra passada, a produção atual deverá ser 2,7% menor.
 
A Equipe 9 do Rally da Safra inicia as atividades em campo pelo Paraná. Hoje, em Cascavel, o coordenador da Equipe 9, Fábio Meneghin fará palestra gratuita sobre o mercado de soja e milho para produtores da região no Parthenon Eventos (veja local e inscrições abaixo), às 19h. Amanhã a equipe segue para Guaíra e, na quinta-feira, deixa o Estado com destino ao Mato Grosso do Sul. Em Dourados será realizada nova palestra técnica na quinta-feira, às 19h, no Kikão Eventos (local e inscrições abaixo) e os técnicos encerram essa etapa em Campo Grande na sexta-feira. Já os técnicos da Equipe 10 vão percorrer as lavouras em Goiás (Rio Verde e Mineiros), depois irão ao Mato Grosso (Rondonópolis, Primavera do Leste e Cuiabá). A equipe 11 continua no Estado e visita propriedades em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, onde encerra os trabalhos no dia 20 de  maio.
 
Trabalho em campo
 
Nesta edição do Rally da Safra 2016, oito equipes estiveram em campo para avaliar lavouras de soja. As Equipes 1, 2 e 3 avaliaram as lavouras de soja precoce nos principais estados produtores – MS/GO/PR/MT – de 26 de janeiro a 04 de fevereiro. A Equipe 4 deixou Goiânia no dia 23 e seguiu pelo Leste do Mato Grosso até chegar a Palmas, em Tocantins. Já a Equipe 5 percorreu o MATOPIBA entre 28 de fevereiro e 03 de março. Os técnicos das Equipes 6 e 7 avaliaram lavouras no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre os dias 01 e 12 de março e a Equipe 8 visitou o Oeste da Bahia, o Leste de Goiás e o Triângulo Mineiro entre os dias 09 e 15 de março.
 
O Rally da Safra 2016 chega à 13ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Monsanto, Mosaic e Volkswagen, com apoio da BM&FBOVESPA, FIESP, Agrosatélite, Agroipês, Impar Consultoria no Agronegócio e Universidade Federal de Viçosa e apoios regionais da Aprosoja Mato Grosso e Famasul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.