CI

Reunião alinha posicionamento do Brasil para Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre energia

Na reunião teve como tema central: Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia: atuação do Brasil


Foto: Pixabay

Na última sexta-feira (11) o Ministério de Minas e Energia (MME) através de seu Departamento de Biocombustíveis (DBIO) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE) realizaram uma reunião para alinhamento das ações brasileiras junto a ações de transição energética para uma matriz cada vez mais limpa e o papel do setor privado que serão apresentadas na próxima quinta-feira (17) em workshop que será promovido pelo Secretariado das Nações Unidas (ONU).

Na reunião de sexta-feira, que teve como tema central: Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia: atuação do Brasil e oportunidades para o setor privado, a UDOP participou representada por seu Presidente Executivo, Antonio Cesar Salibe. Além da UDOP participaram da reunião representantes da EPE, de outros órgãos governamentais e de entidades representativas dos setores de etanol e biodiesel, como o Fórum Nacional Sucroenergético, a Unica e a Ubrabio, para citar apenas estas.

O workshop de quinta-feira, promovido pelo Secretariado das Nações Unidas, será aberto para o setor privado brasileiro e discutirá os "pactos energéticos" ("energy compacts") no âmbito do Diálogo de Alto Nível. A sessão terá lugar na quinta-feira, dia 17 de junho, das 10h às 11h (horário de Brasília), e será conduzida em inglês. O credenciamento para o workshop pode ser feito diretamente clicando aqui.

Para o diretor do DBIO do MME, Pietro Adamo Sampaio Mendes a reunião da última sexta-feira foi muito importante para o nivelamento de como o tema têm sido tratado no Brasil, um dos países com a matriz energética mais limpa do planeta.

Com o tema "A transição energética e o papel do ESG: oportunidades para o setor privado brasileiro", a EPE -- Empresa de Pesquisa Energética apresentou aos participantes da reunião de sexta-feira, a visão do órgão sobre o tema, destacando os números e o status quo do Brasil, além dos cenários e desafios para os próximos anos.

Já o MME apresentou o tema "A descarbonização do setor de transportes no Brasil: a experiência brasileira com o RenovaBio e as perspectivas do Combustível do Futuro".

Para mais informações sobre o workshop, os interessados deverão se dirigir diretamente ao Secretariado da ONU no e-mail: [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.