CI

Reuniões abordam filantropia e situação econômica da Emater/RS-Ascar em Brasília

Outro tema abordado foi a situação financeira da organização. 


O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, cumpre agenda em Brasília nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05) com o objetivo de apresentar ao novo governo, através de encontros com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra, as demandas da Instituição em relação à busca pelo Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), que garante a imunidade tributária (filantropia) e a continuidade do atendimento aos agricultores familiares do Rio Grande do Sul. Outro tema abordado foi a situação financeira da organização, com a solicitação da liberação de R$ 16 milhões referentes a serviços já prestados por meio de chamadas públicas com o Ministério. 

Na segunda-feira (23/05) o presidente, acompanhado do assessor jurídico Rodrigo Dalcin e da gerente adjunta de Planejamento da Emater/RS-Ascar, Magda Tonial, apresentaram ao Grupo de Trabalho que discute o reconhecimento do trabalho técnico-social desenvolvido pela Entidade no meio rural como de assistência social. 

Hoje (24/05) pela manhã o grupo, acompanhado dos deputados estaduais Edson Brum e Elton Weber, que representavam a Assembleia Legislativa do RS, o deputado federal Heitor Schuck, representando a bancada gaúcha no Congresso Nacional, o secretário e o adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto e Iberê Orsi, participou de reunião com o ministro Osmar Terra. No encontro foram disponibilizados mais detalhes sobre o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) executado pela Emater/RS-Ascar e realizado o pedido de liberação dos recursos relativos às chamadas públicas do MDSA que a organização já desenvolveu no Estado.

"Estamos muito confiantes depois das reuniões desta semana, o ministro Osmar Terra já tem conhecimento da importância que o trabalho técnico-social da Emater tem para as famílias de produtores rurais e para a economia do Estado e determinou que um grupo dê seguimento e acelere o processo de reconhecimento da Instituição como entidade beneficente de assistência social em curto ou médio prazo", comemora o presidente Clair Kuhn. Ele também destaca que o ministro ordenou um estudo a respeito da situação financeira do Ministério, para que os próximos pagamentos à Emater/RS-Ascar e demais entidades executoras das chamadas públicas em outros estados, possam contar com os maiores valores possíveis. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.