CI

RJ: Produção agrícola de feijão é intensificada


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Porto Real espera concluir em 60 dias a colheita de feijão no município. Os 45 produtores agrícolas cadastrados no setor de Agronegócios receberam as sementes distribuídas gratuitamente pelo governo, totalizando dois quilos de sementes. O governo municipal auxilia na mecanização e preparo do solo, fornece sementes e realiza o plantio e a assistência técnica necessária. A previsão é que 40 toneladas de feijão sejam colhidas entre os meses de julho e agosto, nos tipos Carioca e Preto.


Segundo o diretor de Agronegócios, Rodrigo Alvarenga, além do benefício de ganhar as sementes, os produtores também recebem, de forma gratuita os trabalhos de roçada do solo onde será plantado o grão, o arado, o gradeio e, por fim, o plantio. Após esse procedimento o produtor deve colher os grãos e o município ensaca o produto. “Toda essa produção é escoada tanto para o atacado quanto para vendas particulares, e o lucro é todo do produtor”, garante Alvarenga.

Para o morador e produtor do bairro Ettore, João Netto, o auxílio dado pela prefeitura é excelente. “A ajuda sempre vem em boa hora, se não fosse esse apoio do município, eu já teria parado de plantar. Praticamente 90% da mão de obra é da prefeitura, uma ajuda e tanto”, comemora.


As duas qualidades de feijão são plantadas sempre nos meses de abril e maio, colhidos em julho e agosto. Para receber esse benefício os produtores devem estar cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, no setor de Agronegócios. “É extremamente importante para os produtores da nossa tão querida Porto Real receberem todos os incentivos que o município possa dar. Esse benefício do fornecimento da semente de feijão, o preparo do solo para o plantio e depois a ensaca do produto leva a esses moradores muito mais possibilidade de trabalho, crescimento e desenvolvimento, sem contar que os grãos produzidos na cidade são de ótima qualidade e terão a oportunidade de serem reconhecidos regional, estadual e por que não, até nacionalmente”, analisa a prefeita Cida.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.