CI

RS localiza grande refúgio de morcegos hematófagos

Animais são transmissores do vírus da raiva, doença que não tem cura em herbívoros


Foto: Filippo Cogo Mendes e Santo Adelmo Toaldo

A equipe de combate à raiva da Supervisão Regional de Santa Maria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) localizou um grande refúgio de morcegos hematófagos no último sábado (8), na localidade de Rincão das Palmas, em Restinga Seca, no centro do Rio Grande do Sul.

De acordo com o veterinário e fiscal estadual agropecuário, Filippo Cogo Mendes, a região enfrentava ataques de morcegos há muitos anos e nunca tinha sido possível localizar o refúgio. O veterinário e o auxiliar rural Santo Adelmo Toaldo só conseguiram chegar aos animais com a ajuda do produtor Jair Ademar Fehn, que localizou a furna em um oco de árvore em sua propriedade, ao lado do rio Jacuí.

Um total de 86 morcegos foram capturados e soltos após a aplicação de uma pasta vampiricida utilizada no controle da população desses animais. “É importante reforçar o papel que os produtores têm para nos ajudar na localização desses refúgios, sendo essencial comunicar à Inspetoria sempre que encontrarem locais suspeitos”, salienta Mendes.

A secretaria é a responsável pelo controle destes animais no estado, e a orientação é que a população não tente capturá-los por conta própria. A Secretaria solicita que a população informe a localização de abrigos de morcegos vampiros à Inspetoria de Defesa Agropecuária da sua região, como casas abandonadas, poços, debaixo de pontes, furnas e cavernas.

Os morcegos hematófagos são responsáveis por significativas perdas na produção animal, pois se alimentam de sangue e são transmissores do vírus da raiva, doença que não tem cura. Eles têm nos herbívoros seus principais alvos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.