CI

Safra de citros será aberta nesta quarta-feira em Montenegro

Abertura da Safra de Citros acontece às 13h30 e marca a abertura da safra na região, com a colheita das bergamotas da variedade Caí.


Com uma projeção de colheita de 162 mil toneladas de citros, a safra de citros deste ano será aberta nesta quarta-feira (25/05), em Montenegro, na propriedade do produtor Martin Henrique Maurer, que fica na localidade de Santos Reis. A 17ª edição da Abertura da Safra de Citros acontece às 13h30 e marca a abertura da safra na região, com a colheita das bergamotas da variedade Caí.

A expectativa para este ano no Vale do Caí é de que sejam colhidas 162 mil toneladas de citros, sendo 107 mil de bergamotas. A área total de frutos é de 10 mil hectares. Já no Estado, a projeção é de que sejam colhidas mais de 433 mil toneladas de frutas cítricas, produzidas em 27.277 hectares. Além do Vale do Caí, o Norte é uma das maiores regiões produtoras de citros do Estado.

De acordo com o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar de Lajeado, engenheiro agrônomo Derli Bonine, essa produção só será obtida caso não haja incidentes climáticos, como geadas ou excesso de chuva. Até o momento, em especial nos períodos de floração e maturação, que iniciaram no final do ano passado, as chuvas foram suficientes, regulares e bem distribuídas, o que fez com que as frutas cresçam com bom tamanho.

O clima, com temperaturas mais amenas e noites frias, faz com que os citros atinjam uma qualidade superior, ?conferindo uma intensa coloração alaranjada para a casca e para o suco e um balanço adequado entre acidez e doçura", enfatiza Bonine.

O evento é realizado pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, com o apoio da Emater/RS-Ascar, Grupos Organizados do Lar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar (Coofrutaf) e Associação de Fruticultores de Montenegro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.