CI

São Paulo vai colher a maior safra de amendoim desde a década de 1970

Produção no Estado chegará a 376 mil toneladas


O Estado de São Paulo deve colher a maior safra de amendoim desde a década de 70. Além disso, a produção de amendoim em casca será 60% superior à média anual da última década. Os dados foram revelados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A produção paulista de amendoim em casca será de 376 mil toneladas. Durante o período das águas, serão colhidas 367 mil toneladas, mais a produção de nove mil toneladas oriundas do período de seca.

Desde 2010, a produtividade média tem ficado acima de três mil kg/ha no Estado. Já em 2013, a produtividade chegou a 3.640 kg/ha, 43% superior à registrada em 2005. A série de ganhos, porém foi interrompida na safra 2013/14, quando foi registrada queda de 17% na produção frente ao aumento de 11% na área plantada, resultado da seca que impôs retração na produtividade média, ficando em 2.721 kg/ha.

Para a pesquisadora do IEA, Renata Sampaio, o resultado final da safra tem sido influenciado pelas condições climáticas somada ao período de plantio. “Esse panorama é construído a partir de resultados regionais distintos, que envolveram não só a intensidade e duração da seca, mas, também, o período de plantio. Isso porque, na cultura do amendoim, são adotados plantios escalonados e, na safra 2013/14, parte deles foi realizada entre setembro e outubro, outra de meados de outubro a novembro e um terceiro grupo no início de dezembro”, diz.

As previsões e estimativas para o plantio das águas 2014/15, quando comparadas aos resultados do ano anterior, apontam incremento de 24% na produtividade média, de 40% na produção e de 13% na área plantada.
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.