CI

São Paulo volta a receber uma classificatória ao Freio de Ouro

Seletiva aberta será realizada em Itu e pode classificar mais oito conjuntos para a grande final


Depois de sete anos sem receber uma etapa do Freio de Ouro, São Paulo pode conferir, entre os dias 9 e 12 de julho, novamente em território paulista uma seletiva da principal modalidade do cavalo Crioulo. As provas da classificatória aberta, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), serão realizadas na Fazenda Capoava, em Itu (SP).

Conforme o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Júnior, o retorno de uma classificatória ao estado é um grande passo para os criadores das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Explica que a raça já estava tendo uma evolução de participação em modalidades como as Rédeas, o Laço e o Team Penning, mas com o Freio de Ouro em São Paulo, a expectativa é de um impulso maior na promoção do cavalo Crioulo. "Este ano já tivemos aqui mesmo em Itu uma credenciadora que nos mostrou a pujança desta classificatória. Acreditamos em uma seletiva que será muito boa e que será um marco para a raça crioula da nossa região", salienta.

E a evolução da raça Crioula em São Paulo pode ser medida em números. Depois dos três estados do Sul, os paulistas concentram o maior número de exemplares no país. No total, são 9,42 mil animais pelo território paulista, conforme dados da ABCCC do final de 2014, o que representou um crescimento de 7,8% em relação à manada de 2013. "Pela própria força econômica do estado de São Paulo, além do entusiasmo e a enorme utilização do cavalo, principalmente no número de provas esportivas, eu penso que o crioulo vai pegar uma grande fatia deste mercado. Temos criadores importantes no cenário do cavalo Crioulo e outros novos investidores entrando na raça", observa.

Prova disto é a atenção que a ABCCC vem dando com o aumento de eventos no estado. Além da classificatória aberta de Itu, já foi realizada em Avaré (SP), no início de março, a segunda edição da Exposição Passaporte da raça Crioula, que classificou animais para a Morfologia na Expointer. Para o final de setembro está programada a realização da grande final da terceira edição do Rédeas de Ouro, que ocorre em Espírito Santo do Pinhal (SP).

O supervisor técnico da classificatória será Ricardo Guazzelli Martins, que é credenciado à ABCCC. Os jurados que vão avaliar as fêmeas são Francisco Martins Bastos Sobrinho, Lauro Varela Martins e Telmo Raimundi Ferreira. Os machos serão avaliados por Álvaro Dumoncel, Eduardo Neto de Azevedo e Mário Móglia Suñe. A fase final da classificatória terá a transmissão do Canal Rural, no domingo, 12 de julho, a partir das 9h. O circuito do Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo e Banrisul, além do apoio da Supra.

Confira a programação

09 de julho de 2015 (Quinta-feira)

10h - Exame de Admissão da Classificatória
12h - Término do Exame de Admissão da Classificatória
13h30min - Julgamento Morfológico Classificatória (Fêmeas)
15h30min - Julgamento Morfológico Classificatória (Machos)
 
10 de julho de 2015 (sexta-feira)

8h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas)
14h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Machos)
 
11 de julho de 2015 (sábado)

9h - Prova Mangueira (Fêmeas/Machos)
14h - Prova de Campo (Fêmeas/Machos)
 
12 de julho de 2015 (domingo)

9h20min - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de prêmios

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.